fbpx

Neônio Ilumina As Ideias Sobre A Formação da Terra – Space Today TV Ep.1609

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

Os astrônomos ligados à ciência planetária querem tentar descobrir quais as condições que levaram a formação da Terra e quão rápido ela se deu.

Isso é importante, óbvio para entender mais sobre o nosso planeta, como ele se formou, pois além de vivermos aqui é o único planeta conhecido com vida, e isso tem implicações na descobertas de outros mundos parecidos com a Terra em outras sistemas estelares.

Atualmente existem pelo menos 3 ideias que explicam como a Terra se formou a partir do disco protoplanetário de gás e poeira.

A primeira ideia diz que a Terra se formou rapidamente entre 2 a 5 milhões de anos, e capturou gás da nebulosa que existia ainda ao redor do sol que era novo.

A segunda ideia sugere que partículas de poeira forma formadas e irradiadas pelo Sol por algum tempo antes de se condensarem em peuqneos objetos que chamamos de planetesimais, para depois formar o planeta.

E a terceira ideia diz que a Terra se formou de forma lenta e os gases foram trazidos para o nosso planeta por meio de asteroides do tipo carbonáceos que se chocaram com a Terra trazendo a água, o carbono e o nitrogênio.

como decidir quais das 3 ideias é a mais coerente para a formação do nosso planeta?

Estudando as rochas, e a química delas.

Existem muitas maneiras de estudar isso, e uma delas é estudar isótopos de neônio. O neônio é um gás nobre, ele não é influenciado por processos químicos ou biológicos, e ele mantém a memória de onde ele veio, mesmo depois de 4.5 bilhões de anos.

Um grupo de pesquisadores entào fez exatamente isso, pesquisaram em basaltos da Terra, que vieram do mando, pesquisaram em meteoritos condritos carbonáceos e usaram também sondas que coletaram amostras do vento solar.

E assim estudaram a razão de isótopos de neônio.

Eles chegaram a conclusão que a razão está bem acima do que seria esperado se as partículas fossem irradiadas, como no modelo 2, ou se a acreção fosse tardia e lenta como no modelo 3.

Os resultados mostram que para absorver a quantidade de neônio absorvida, a Terra já teria que ter um tamanho considerado, ou seja, o modelo 1 onde afirma que ela se formou rapidamente seria o mais coerente com os resultados apresentados agora.

Eo mais interessante disso tudo, é que com o ALMA, por exemplo, que consegue observar discos protoplanetários ao redor de outras estrelas no universo, os astrônomos hoje já sabem que isso está acontecendo também em outras estrelas, ou seja, existem planetas se formando da mesma forma como a Terra se formou.

Assim, essa formação rápida, capturando gases da nebulosa estelar pode ser uma maneira comum de se formar planetas no universo.

#Neonio #FormaçãoDaTerra

Fonte:

https://phys.org/news/2018-12-mantle-neon-illuminates-earth-formation.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo