Nenhum Sinal da Phoenix Após a Terceira Tentativa da Odyssey

A sonda orbital Mars Odyssey da NASA não ouviu nenhum sinal da sonda Phoenix Mars Lander, quando passou em órbita sobre o local da Phoenix 60 vezes na última semana.

A sonda Odyssey já havia procurado por sinais da Phoenix durante os períodos de Janeiro e Fevereiro de 2010. Durante a terceira campanha, entre 5 e 9 de Abril de 2010, o Sol estava acima do horizonte no local ártico onde a Phoenix completou a sua missão em 2008.

O módulo Phoenix, que é alimentado por energia solar, examinou o gelo, o solo e a atmosfera do local de seu pouso por dois meses a mais do que os planejados três meses de missão antes de entrar em um inverno rigoroso, principalmente devido à falta de Sol. O módulo foi desenvolvido para agüentar as rígidas condições do inverno marciano. Contudo, utilizando a sonda Odyssey os cientistas deveriam ter ouvido algum sinal da Phoenix, visto que já existe sol abundante o suficiente para reanimar o módulo pousado em solo marciano.

“Em um evento sem precedentes, partindo da premissa que a sonda Phoenix sobreviveu ao rigoroso inverno marciano e tenha sido reanimada  com o retorno da luz solar contínua, existiria uma boa chance de que nos mais de 60 sobrevôos da Odyssey ela pudesse ter ouvido sinais de vida do módulo”, diz Chad Edwards, engenheiro chefe de telecomunicações para o Programa de Exploração Marte que trabalha no Laboratório de Propulsão a Jato na NASA.

“Essa foi a última das três tentativas planejadas de se tentar ouvir sinais de vida da Phoenix. O programa sobre Marte irá agora avaliar os resultados para então poder decidir o que será feito no futuro.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2010-126

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.