Uma nave espacial russa com problemas está caindo do espaço e em breve encontrará sua morte ardente na atmosfera da Terra, depois de sofrer um sério problema na última terça-feira, dia 28 de Abril de 2015, disse um astronauta da NASA.
A nave espacial não tripulada Progress 59 está condenada a queimar na atmosfera da Terra dentro de alguns dias, depois de falhar na sua missão de entregar mais de 3 toneladas de suprimentos para a Estação Espacial Internacional, disse o astronauta Scott Kelly da NASA aos repórteres. Um vídeo gravado de dentro da própria nave mostra o momento em que ela começa girar sem controle no espaço.
“Nós dois dissemos recentemente para os centros de controle de voo tanto da NASA como da ROSCOSMOS, que a nave Progress não se acoplará com a ISS e entrará de volta na atmosfera da Terra, em alguns dias no futuro a ser determinado”, disse Kelly desde a ISS enquanto seus companheiro de tripulação Mikhail Kornienko respondia a perguntas.
A Rússia lançou a nave de carga Progress 59 na última terça-feira, dia 28 de Abril de 2015 no topo de um foguete Soyuz desde o Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão. O lançamento foi tranquilo, mas logo depois da nave ter se separado do foguete, os controladores de voo russos tiveram dificuldade em receber dados de telemetria da nave.
Mais tarde no mesmo dia, a NASA relatou que os controladores de voos russos foram incapazes de mandar comandos para a Progress 59, e que ela estava girando sem controle no espaço. Repetidas tentativas de reestabelecer o controle da nave espacial automática não tiveram sucesso.
No dia 29 de Abril de 2015, o U.S. Air Force Space Command relatou que seu centro de rastreio de lixo espacial registrou 44 pedaços de detritos próximos da nave Progress 59. Contudo, os oficiais com o Joint Functional Component Command (JFCC) da Força Aérea no Joint Space Operations Center, que está monitorando a nave, não tinham certeza se os detritos eram da Progress 59, ou do corpo do estágio superior do foguete. Os oficiais da Força Aérea disseram que eles continuarão a rastrear a nave.
“A segurança de voo espacial humano é a nossa principal preocupação”, disse o Tenente General Jay Raymond, do JFCC Space e Comandante da 14th Air Force (a Força Aérea Estratégica). “Nós continuaremos a monitorar a situação e trabalhar com nosso governo, e parceiros internacionais e da indústria para garantir a segurança dos astronautas a bordo da ISS e fornecer uma segurança de longo prazo, a sustentabilidade, a segurança e a estabilidade do domínio espacial”.
O porta-voz da NASA Dan Hout no Johnson Space Center em Houston, disse que os detritos ao redor da nave Progress 59 não ameaçam a ISS ou a tripulação a bordo. Hout disse que a tripulação não corre o risco de ficar sem suprimentos, apesar da perda da nave de carga Progress 59, e tem cerca de 4 meses de suprimentos a bordo.
Versões não tripuladas da nave russa Progress com 7.3 metros de comprimento têm sido usadas pela agência espacial russa desde 1978. A nave espacial de carga robótica tem levado suprimentos para ISS desde 2000, com uma nave acidentada em 2011 devido a um mal funcionamento do foguete.
A nave espacial russa Progress é um tipo de veículo descartável desenhado para queimar na atmosfera da Terra depois de completar suas missões.
Fonte:
http://www.space.com/29257-russian-progress-59-spacecraft-doomed.html