fbpx

NASA Seleciona Blue Origin Para Pousar Astronautas na Lua

A NASA selecionou a Blue Origin, de Kent, Washington, para desenvolver um sistema de pouso humano para a missão Artemis V à Lua. Por meio do programa Artemis, a NASA explorará mais a Lua do que nunca, descobrindo novos conhecimentos científicos e se preparando para futuras missões de astronautas a Marte.

A Blue Origin irá projetar, desenvolver, testar e verificar seu módulo lunar Blue Moon para atender aos requisitos do sistema de pouso humano da NASA para expedições recorrentes de astronautas à superfície lunar, incluindo o acoplamento com o Gateway, uma estação espacial onde a tripulação é transferida em órbita lunar. Além do trabalho de design e desenvolvimento, o contrato inclui uma missão de demonstração não tripulada à superfície lunar antes de uma demonstração tripulada na missão Artemis V em 2029. O valor total da premiação do contrato de preço fixo é de $3.4 bilhões.

“Hoje estamos entusiasmados em anunciar que a Blue Origin construirá um sistema de pouso humano como o segundo fornecedor da NASA para levar os astronautas da Artemis à superfície lunar”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson. “Estamos em uma era dourada do voo espacial humano, que é possibilitada pelas parcerias comerciais e internacionais da NASA. Juntos, estamos investindo na infraestrutura que abrirá o caminho para o pouso dos primeiros astronautas em Marte.”

Para a missão Artemis V, o foguete SLS (Space Launch System) da NASA lançará quatro astronautas à órbita lunar a bordo da espaçonave Orion. Depois que a Orion acoplar com o Gateway, dois astronautas serão transferidos para o sistema de pouso humano da Blue Origin para uma viagem de cerca de uma semana à região do Polo Sul da Lua, onde realizarão atividades científicas e de exploração. A Artemis V está na interseção entre demonstrar as capacidades iniciais de exploração lunar da NASA e estabelecer os sistemas fundamentais para suportar missões complexas recorrentes em órbita lunar e na superfície como parte da abordagem de exploração Lua para Marte da agência.

Adicionar outro parceiro de sistema de pouso humano ao programa Artemis da NASA aumentará a competição, reduzirá os custos para os contribuintes, apoiará um ritmo regular de pousos lunares, investirá ainda mais na economia lunar e ajudará a NASA a alcançar seus objetivos na Lua e ao redor dela em preparação para futuras missões de astronautas a Marte.

A agência já havia contratado a SpaceX para demonstrar um sistema de pouso humano inicial para a missão Artemis III. Sob esse contrato, a agência também orientou a SpaceX a evoluir seu design para atender aos requisitos da agência para exploração sustentável e demonstrar o módulo lunar na Artemis IV. Como resultado do contrato com a Blue Origin para demonstrar na Artemis V um módulo lunar que atenda a esses mesmos requisitos de pouso sustentável, incluindo capacidades para aumento do tamanho da tripulação, duração de missão mais longa e entrega de mais massa à Lua, vários fornecedores estarão disponíveis para competir por futuras oportunidades para atender às necessidades de acesso à superfície lunar da NASA para as missões Artemis.

“Ao apoiar o desenvolvimento da indústria de conceitos e designs inovadores de sistemas de pouso humano, a NASA ajudará a aumentar o acesso ao espaço para o benefício de todos”, disse Lisa Watson-Morgan, gerente do Programa de Sistema de Pouso Humano no Centro de Voo Espacial Marshall da NASA em Huntsville, Alabama. “Essa abordagem competitiva impulsiona a inovação, reduz os custos e investe em capacidades comerciais para expandir as oportunidades de negócios que podem servir a outros clientes e fomentar uma economia lunar.”

Através do Artemis, a NASA enviará astronautas – incluindo a primeira mulher e a primeira pessoa de cor – para explorar a Lua para descoberta científica, benefícios econômicos e para construir a base para missões tripuladas a Marte. Juntos, o foguete SLS, a Orion, o Gateway, os trajes espaciais avançados e os sistemas de pouso humano são a base da NASA para a exploração do espaço profundo.

Portanto, a seleção da Blue Origin representa mais um passo significativo para a exploração lunar e além. Estamos ansiosos para acompanhar as conquistas deste novo capítulo na história da exploração espacial.

Fonte:

https://www.nasa.gov/press-release/nasa-selects-blue-origin-as-second-artemis-lunar-lander-provider

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo