Curso de Marte!!!
https://academyspace.com.br/marte/
——————————————————————————-
Para comprar o kit especial de aniversário do canal!!!
https://mailchi.mp/bb45a18c3089/4anos
——————————————————————————-
Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join
——————————————————————————-
O plano dos EUA é mandar astronautas americanos, de solo americano, a bordo de um foguete americano para Lua no ano de 2024.
Se você é membro do canal eu já postei um conteúdo exclusivo onde dou minha opinião, achando que é muito pouco tempo até 2024, ainda mais com os constantes atrasos que o SLS vem sofrendo, por exemplo.
Bem, de qualquer modo, eles têm um plano, e além do plano eles já sabem, onde querem pousar os astronautas no retorno para a Lua.
Lá no projeto Apollo, a ida do homem para a Lua tinha um caráter muito mais geopolítico, e de mostrar grandeza do que um caráter científico, mas com o passar dos anos, com os estudos que foram feitos, todos viram que a Lua precisa ser conhecida, e que nós, atualmente sabemos pouco sobre o nosso satélite natural.
Com a intensificação da exploração espacial da Lua com diferentes sondas, hoje sabemos uma coisa, pelo menos, que existe água na Lua, seja em forma de gelo presa nas crateras que ficam eternamente na sombra, localizadas principalmente no polo sul da Lua, seja espalhada pelo regolito em forma de hidroxila que pode ser processada.
A sonda LRO, a Lunar Reconnaissance Orbiter, já mapeou boa parte do nosso satélite e com uma atenção especial para o polo sul e suas crateras eternamente na sombra.
Além disso, sabemos que a água é um dos recursos mais importantes se o ser humano quiser um dia estabelecer uma colônia lunar.
Juntando tudo isso, a NASA planeja mandar os próximos astronautas para explorar o polo sul da Lua, só para puxar sardinha para o meu lado, na missão brasileira que criamos no SciCast eu já havia proposto que o nosso astronauta tupiniquim explorasse o polo sul da Lua!!!
A ideia da NASA é mandar primeiro uma série de robôs para esse ponto na Lua e depois enviar o ser humano.
Imagina, a visão que um astronauta não terá pousando ali.
A Lua tem um ângulo de inclinação no seu eixo de rotação de 1.54 graus, isso faz com que muitas crateras no polo sul não recebam nunca luz solar. Um astronauta parado ali perto poderia ver o Sol sempre no horizonte lunar, iluminando a superfície totalmente de lado.
Ele veria os picos dos anéis das crateras iluminados, mas o interior das crateras totalmente escuro e na sombra.
Eu já estou imaginando aqui as belas imagens que serão feitas.
Outra coisa interessante, resultante desse ângulo de inclinação bem pequeno, é que existem pontos perto do polo sul da Lua, por exemplo, na cratera Shakleton que recebem luz solar por mais de 200 dias no ano, ou seja, nessa cratera é praticamente dia o ano todo.
Isso é muito importante saber pois nesses pontos, será possível instalar instrumentos movidos a painel solares, que podem gerar energia para as tarefas realizadas pelos astronautas na Lua.
Imagina as imagens ali na cratera Shackleton!!! Serão incríveis.
Agora é esperar até 2024, ver seu tudo corre bem com o SLS com a Orion e torcer para que em breve os astronautas voltem a explorar a Lua.
#Lua #PoloSulLunar
Fonte:
https://www.nasa.gov/feature/moon-s-south-pole-in-nasa-s-landing-sites