VISITE A SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO CANAL SPACE TODAY E COMPLETE A SUA COLEÇÃO DO JAMES WEBB!!!
O Telescópio Espacial James Webb deve durar 20 anos no espaço, para quem não sabe o tempo previsto anteriormente de duração era de 5 anos, o que é digamos um padrão para missões da NASA.
Mas a inserção perfeita em órbita e a economia feita de combustível nas manobras de correção fizeram com que a hidrazina fosse economizada e assim o James Webb ganhou mais alguns anos de vida, chegando a 20 anos, tudo isso de acordo com o relatório de comissionamento do telescópio divulgado pela NASA.
O James Webb tem uma vida útil, pois ele é muito complexo, feito de muitas partes que irão degradando naturalmente no espaço.
O seu escudo de calor com o tempo, devido ao chamado intemperismo espacial irá se degradar e assim não mais conseguirá proteger o telescópio.
Mas o que chamou mesmo a atenção de todos durante a fase de comissionamento foi o impacto de um micometeoroide com um segmento do espelho primário do James Webb.
O impacto ocorreu entre os dias 22 e 24 de maio de 2022, e foi maior do que o esperado antes do lançamento, desde então todos estão trabalhando para garantir que a missão possa ocorrer sem muitos problemas.
Esses impacto são previstos para ocorrer e isso também irá ajudar a degradar o instrumento no espaço.
O James Webb está sofrendo um impacto por mês como era o previsto antes do lançamento, e isso interfere no que chamamos de frente de onda das observações, mas esses impactos menores já eram esperados e são corrigidos.
Mas o impacto de maio foi grande, o micrometeoroide bateu no segmento C3 do espelho primário e causou um dano incorrigível e uma mudança na forma do segmento, lógico que no telescópio como um todo esse impacto não teve grandes consequências pois a área final foi pequena, e os técnicos da missão conesguriram trabalhar para alinhar novamente o segmento levando em consideração o impacto sofrido por ele.
Nor relatório de comissionamento tem uma imagem que mostra o dano sofrido pelo segmento C3 do espelho primário do James Webb.
É uma comparação com uma imagem feita em Terra ainda, com o alinhamento dos espelhos e uma feita no espaço em junho de 2022.
Como foi algo inesperado todos estão trabalhando para poder minimizar esse tipo de impacto e de dano que pode sofrer o espelho primário do James Webb.
Vamos continuar analisando tudo que está acontecendo com esse que é o maior telescópio espacial já lançado pelo ser humano.
Fonte:
[https://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/2207/2207.05632.pdf]#JAMESWEBB #SPACETELESCOPE #UNFOLDTHEUNIVERSE