fbpx
15 de novembro de 2024

NASA Lança Versão Remasterizada de Imagem Clássica da Lua Europa de Júpiter


PIA19048_hires


observatory_15010541Os cientistas produziram uma nova versão do que é talvez, a melhor visão da NASA da lua de Júpiter coberta de gelo, Europa. O mosaico de imagens coloridas foi obtido no final dos anos de 1990 pela sonda Galileu da NASA. Essa é a primeira vez que a NASA está publicando uma versão da cena produzida usando modernas técnicas de processamento de imagens.

Essa visão de Europa se destaca como uma visão colorida que mostra a maior porção da superfície da lua na mais alta resolução.

Uma versão anterior, de baixa resolução da visão, publicada em 2001, apresentava as cores que tinham sido fortemente realçadas. A nova imagem se aproxima mais do que o olho humano veria se estivesse ao lado do satélite. Entusiastas do imageamento espacial produziram suas próprias versões da visão utilizando dados disponíveis publicamente, mas a NASA não tinha anteriormente lançado a sua própria versão da imagem usando uma coloração próxima da natural.

A imagem apresenta muitas fraturas curvilíneas e lineares longas, vistas na concha de gelo brilhante da lua. Os cientistas estão animados para aprender se as fraturas marrom avermelhadas, e outras marcas que cruzam a superfície, contêm pistas sobre a história geológica de Europa e a química do oceano global que acredita-se exista abaixo do gelo.

Além da nova imagem processada, um vídeo também lançado detalha por que esse mundo provavelmente oceânico é de alta prioridade para a exploração espacial.

Escondido abaixo da superfície congelada de Europa está talvez o mais promissor local no nosso Sistema Solar, além da Terra, onde se deve procurar por um ambiente atual que possa sustentar a vida. A missão Galileu encontrou fortes evidências que um oceano na subsuperfície de água salgada está em contato com um assoalho oceânico rochoso. A circulação de material entre o oceano e a concha congelada poderia potencialmente fornecer as fontes de energia química que poderia sustentar formas de vida simples.

A missão Galileu foi gerenciada pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia, para o Science Mission Directorate da agência em Washington. O JPL é uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena.

Mais informações sobre Europa, podem ser encontradas em:

http://solarsystem.nasa.gov/europa



Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=4386

alma_modificado_rodape10531

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo