A NASA concedeu um contrato de quase US $ 3.5 bilhões à SpaceX para fornecer três lançamentos adicionais da Crew Dragon para a Estação Espacial Internacional.
O contrato cobre as missões Crew-7, Crew-8 e Crew-9, mas a NASA diz que pode encomendar mais lançamentos de tripulação no futuro. A SpaceX começou a levar astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional em 2020, marcando o fim de uma longa seca em que a NASA não teve acesso direto ao laboratório em órbita depois de aposentar sua frota de ônibus espaciais em 2011. Durante esse período, os astronautas da NASA voaram a bordo da russa Soyuz nave espacial enquanto a agência trabalhava com parceiros comerciais para projetar novos veículos para a tarefa.
Em outubro, a NASA divulgou um pedido de novas propostas para levar seus astronautas em missões que seguiriam as 12 originalmente concedidas à SpaceX e para a sua contraparte, a Boeing . O novo contrato marca os primeiros voos organizados por meio dessa chamada. Embora o contrato já estivesse em andamento, o anúncio ocorre em um momento em que as tensões afetam o relacionamento da NASA com seu principal parceiro na colaboração da Estação Espacial Internacional, a Rússia, após a invasão russa da Ucrânia.
As novas missões da SpaceX permitirão que “a NASA mantenha uma capacidade ininterrupta dos EUA para acesso humano à estação espacial”, disse a agência espacial em comunicado .
A missão Crew-6 da SpaceX, a última do lote de voos adquiridos anteriormente, deve ser lançada no início de 2023. Atualmente a bordo da estação espacial está a missão Crew-3, composta pelos astronautas da NASA Raja Chari, Kayla Barron e Thomas Marshburn e o astronauta europeu Matthias Maurer. A Crew-4, composta por Kjell Lindgren da NASA, Robert Hines e Jessica Watkins e Samantha Cristoforetti da Europa, deve substituir a Crew-3 em meados de abril. Essa missão está programada para ser lançada em 15 de abril.
A NASA disse no comunicado que as missões recém-adquiridas cobririam um período até 31 de março de 2028. “A modificação atual da fonte única não impede a NASA de buscar modificações de contrato adicionais no futuro para serviços de transporte adicionais conforme necessário”, escreveu a agência.
A NASA selecionou a SpaceX e a Boeing em 2014 para levar astronautas à ISS como parte do programa Commercial Crew Transportation Capability.
A espaçonave da Boeing, chamada Starliner , no entanto, ainda não realizou um voo de teste bem-sucedido. O primeiro voo de teste sem tripulação do Starliner não conseguiu chegar à estação espacial em dezembro de 2019 devido a problemas de software e comunicação. A segunda tentativa foi adiada várias vezes. O voo deve ocorrer ainda este ano, mas uma data de lançamento firme não foi anunciada.
Fonte:
https://www.space.com/nasa-orders-more-spacex-crew-dragon-launches