fbpx
13 de setembro de 2024

NASA Deve Lançar A Missão Artemis I entre 12 e 27 de Novembro de 2022

Se tudo correr conforme os planos da NASA, a sua histórica missão lunar Artemis 1 deve ser lançada em meados de novembro de 2022.

A agência espacial tinha como objetivo lançar a Artemis 1 não tripulado na terça-feira (27 de setembro), mas o furacão Ian vetou esse plano. A poderosa tempestade forçou a NASA a rolar o foguete SLS do Pad 39B no Kennedy Space Center (KSC) da Flórida e de volta à segurança do Vehicle Assembly Building (VAB) no início desta semana.

O Ian atingiu o KSC na quinta-feira (29 de setembro) como uma tempestade tropical, e o extenso centro parece ter resistido bem ao turbilhão. A instalação sofreu apenas uma pequena intrusão de água em algumas áreas, e todo o conjunto da missão Artemis I – um foguete do Sistema de Lançamento Espacial (SLS) com uma cápsula Orion – não sofreu danos, disseram autoridades da NASA em uma atualização na tarde de sexta-feira (30 de setembro).

O que a tempestade afetou na verdade foi o momento de lançamento da Artemis I, a NASA está agora de olho em um lançamento entre 12 e 27 de novembro, embora ainda não tenham identificado uma data-alvo dentro dessa janela.

“Focar os esforços no período de lançamento de novembro permite que os funcionários do Kennedy atendam às necessidades de suas famílias e lares após a tempestade e que as equipes identifiquem verificações adicionais necessárias antes de retornar ao PAD para o lançamento”, escreveram funcionários da NASA na atualização de sexta-feira.

Parte do trabalho no VAB envolverá o sistema de terminação de voo (FTS) da Artemis 1, projetado para destruir o foguete se ele sair do curso durante o lançamento. 

Força Espacial dos EUA , que supervisiona a Faixa Leste de lançamentos de foguetes, originalmente certificou o FTS da Artemis 1 por um período de 20 dias, quando a missão estava programada para ser lançada em 29 de agosto. Falhas técnicas levaram o lançamento para o dia 27 de setembro e a NASA garantiu extensões do FTS da Força Espacial até o início de outubro.

Mas agora que o Artemis 1 está de volta ao VAB, a equipe da missão testará novamente o FTS, escreveram funcionários da NASA na atualização de sexta-feira. Isso permitirá que a Força Espacial certifique novamente o sistema, em vez de continuar emitindo isenções.

Artemis 1 é a primeira missão do programa Artemis da NASA , que visa estabelecer uma presença humana permanente na superfície e na órbita da Lua até o final da década de 2020.

Se tudo correr conforme o planejado, a Artemis 1 enviará a Orion sem tripulação em uma longa jornada para a órbita lunar e então de volta para a Terra. A  Artemis 2 lançará astronautas ao redor da lua em 2024, e a Artemis 3 pousará uma tripulação perto do polo sul lunar no final de 2025 ou início de 2026.

Fonte:

https://www.space.com/nasa-artemis-1-moon-mission-november-launch

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo