NASA Conclui Tentativas de se Comunicar com a Sonda Spirit em Marte

A NASA está finalizando as tentativas de restabelecer contato com a sonda em Marte Mars Exploration Rover Spirit, que comunicou-se a última vez com a Terra em 22 de Março de 2010.

Uma transmissão que se encerra nessa quarta-feira, dia 25 de Maio de 2011, será a última de uma série de tentativas. Extensas atividades de comunicação durante os últimos 10 meses também exploraram a possibilidade de que a Spirit poderia acordar novamente à medida que a energia solar disponível fosse suficiente para ligar novamente os equipamentos depois de um estressante inverno marciano com pouca energia solar. Com a energia inadequada para ligar os seus aquecedores, a sonda provavelmente experimentou temperaturas internas congelantes no último ano mais do que em qualquer um dos seis anos antes que ela esteve em Marte. Muitos componentes críticos e conexões seriam susceptíveis ao frio extremo.

As atividades dos engenheiros nos meses recentes têm mostrado uma probabilidade muito baixa para se restabelecer as comunicações com a Spirit. As tentativas de se comunicar com a sonda em Marte usadas pela Spirit no passado incluíram o conjunto de antenas da NASA na Terra chamado de Deep Space Network, mas duas sondas que estão na órbita de Marte que poderiam replicar as comunicações, agora todos os esforços estarão voltados para que a comunicação com a nova sonda que irá a Marte, o Mars Science Laboratory seja perfeita. O MSL como é conhecido tem seu lançamento programado o final de 2011.

“Nós agora estamos em transição para suportar o lançamento em Novembro de 2011 da nossa nova geração de sondas em Marte, a Curiosity”, disse Dave Lavery, executivo do programa da NASA para a exploração do sistema solar. “Contudo, enquanto nós não acreditamos mais que exista uma probabilidade realista de se ouvir a Spirit novamente, o sistema Deep Space Network pode ocasionalmente ouvir qualquer outro sinal quando a programação permitir”.

A sonda Spirit pousou em Marte em 3 de Janeiro de 2004, para uma missão desenhada para durar 3 meses. Após realizar os primeiros objetivos da missão, a Spirit trabalhou para realizar objetivos adicionais. Sua irmã gêmea, a Opportunity, continua a explorar ativamente Marte.

Para mais informações sobre as sondas em Marte, visite http://www.nasa.gov/ ou http://marsrovers.jpl.nasa.gov/home/index.html. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do California Institute of Technology em Pasadena, administra o Mars Exploration Rover Project e o Mars Science LAboratory para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2011-156&cid=release_2011-156

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo