VISITE A SPACETODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO SPACE TODAY:
INSCREVA-SE NO CANAL DE CORTES DO CIÊNCIA SEM FIM:
https://www.youtube.com/channel/UCbiNMBd57pgETEFbiDSa4yQ
SE INSCREVA NO SPACE TODAY 2, 24 HORAS DE CONTEÚDO ASTRONÔMICO PARA VOCÊ!!!
https://www.youtube.com/channel/UCqswZBBNkoW9AiiYuVV-6xA
VAMOS LÁ, A META É 100 MIL INSCRITOS NO CIÊNCIA SEM FIM !!!
YouTube – https://www.youtube.com/channel/UC9djCiv4e85Kd8G–GWlcoQ
Spotify – https://sptfy.com/6jpw
Siga o Ciência Sem Fim nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/cienciasemfim
Instagram – https://www.instagram.com/cienciasemfim/
TikTok – https://www.tiktok.com/@cienciasemfim?lang=pt-BR
Devido ao seu tamanho, Vênus é chamado de gêmeo da Terra, mas é aí que as semelhanças terminam . Vênus é um mundo infernal com temperaturas que derretem o chumbo, pressões atmosféricas esmagadoras e nuvens ácidas. Os astrônomos se perguntam se os planetas podem ter sido semelhantes no passado. Um novo estudo sugere que isso é improvável.
Em um artigo publicado na Nature , astrônomos sugerem que Vênus nunca esfriou o suficiente para formar oceanos . Vênus e a Terra foram literalmente mundos separados desde o início. A equipe de pesquisadores usou simulações climáticas sofisticadas para resolver isso.
Os modelos começaram com um planeta com superfície derretida , como a Terra e Vênus bilhões de anos atrás, o que permitiu aos cientistas acompanhar sua evolução, como a formação de nuvens no lado noturno do planeta. A Terra finalmente esfriou e se transformou no mundo que conhecemos. Em Vênus, por outro lado, a água permaneceu como vapor na atmosfera nunca chovendo no planeta.
“Graças a nossas simulações, fomos capazes de mostrar que as condições climáticas não permitem que o vapor de água se condense na atmosfera de Vênus”, o autor principal, Dr. Martin Turbet da Universidade de Genebra (UNIGE), afirmou . “Um dos principais motivos para isso são as nuvens que se formam preferencialmente no lado noturno do planeta. Essas nuvens causam um efeito estufa muito poderoso que impediu o resfriamento de Vênus tão rápido quanto se pensava ”.
O estudo também explica como a Terra permaneceu quente durante seus anos de formação. O Sol era muito mais fraco no passado, algo que fez os pesquisadores se perguntarem por que nosso planeta não era apenas uma rocha congelada. As nuvens realmente ajudaram; um Sol mais quente teria transformado a Terra em algo como Vênus.
Fonte:
https://www.iflscience.com/space/venus-may-never-have-had-oceans-and-been-habitable/
https://www.nature.com/articles/s41586-021-03873-w.pdf
#VENUS #NOOCEAN #SPACETODAY