Esse mosaico da NAVCAM é composto por quatro imagens individuais feitas no dia 20 de Novembro de 2014 a uma distância de 30.8 km do centro do Cometa 67P/C-G. A imagem tem uma resolução de 2.6 m/pixel, assim cada imagem original com 1024 x 1024 pixels mede cerca de 2.7 km de diâmetro. O mosaico foi reescalado, rotacionado e cortado e mede cerca de 4.2 x 5.0 km.
Devido à rotação e à translação do cometa durante a realização da sequência de imagens, a criação do mosaico envolve alguns compromissos, já que as feições mudam levemente de uma imagem para outra. Em adição a isso, o espalhamento na óptica da NAVCAM pode levar artefatos de intensidade de grande escala que são difíceis de serem considerados quando está se montando o mosaico.
Assim, para esse conjunto de imagens da NAVCAM, máscara pré-mosaico e ajustes localizados de intensidade pós-mosaico foram feitos para reduzir os artefatos de baixo nível. Por natureza, esses ajustes não são perfeitos. Contudo, como sempre, as imagens individuais também estão disponíveis para que qualquer um possa gerar o seu próprio mosaico e ver o quão difícil é montar o mosaico nessas condições.
A imagem mostra vastos fluxos de gás e poeira, bem como jatos menores sendo expelidos do pescoço e do lobo maior do cometa, sugerindo um aumento no nível de atividade, desde a aproximação do cometa ocorrida em Agosto de 2014.
O pós-processamento feito no LightRoom foi também usado para destacar os fluxos apagados, enquanto que retém as feições mais brilhantes do cometa. Excepcionalmente, uma versão com a exposição e com o contraste aumentados é fornecida para nos dar uma melhor visão do fluxo de material.
Em particular, na parte inferior do mosaico, a parte não iluminada do cometa se destaca, enquanto a silhueta contra a emissão difusa mais larga vem da coma do cometa. Existem pistas de uma atmosfera difusa, perto da superfície do cometa, vista ao longo da borda iluminada, mas isso poderia ser devido ao espalhamento na óptica da NAVCAM. O grande número de pequenos pontos brancos na imagem, são provavelmente pedaços de poeira ou de pequenos objetos presentes na vizinhança do cometa.
Fonte:
http://blogs.esa.int/rosetta/2014/11/26/cometwatch-20-november-in-the-shadow-of-the-coma/