O astrônomo britânico e apresentador Sir Patrick Moore morreu hoje, 9 de Dezembro de 2012 aos 89 anos, em sua casa em Selsey, West Sussex.
Sir Patrick Moore, um dos maiores astrônomos de todos os tempos e um dos maiores divulgadores da astronomia apresentou por mais de 50 anos o programa Sky at Night da rede britânica BBC, fazendo dele o maior apresentador de um mesmo programa num mesmo canal em toda a história.
Além disso, Sir Patrick Moore escreveu dezenas de livros sobre astronomia e sua pesquisa é usada de maneira intensa e decisiva pelos americanos e pelos russos em seus programas espaciais.
Depois de passar a última semana no hospital, ele estava decidido que nenhum outro tipo de tratamento seria suficiente para trazer benefícios para ele, e era seu desejo passar os últimos dias de sua vida em casa. E foi em casa, hoje, que ele morreu na companhia de seus amigos mais próximos e de seu gato, Ptolemy.
Nos últimos anos, Sir Patrick Moore serviu de inspiração para a nova geração de astrônomos e mesmo apesar de sua saúde já debilitada conseguia proferir palestrar e fazer grandes trabalhos. De algumas semanas para cá ele deu uma parada já que seu corpo estava muito fraco para lutar contra a infecção que o contagiou. Mesmo assim ele ainda foi capaz de apresentar seu programa de TV até os últimos episódios. Os executivos da TV já planejavam fazer algo especial para sua despedida da TV, e um grande evento estava sendo planejado para Março de 2013 quando Sir Patrick Moore completaria 90 anos.
O guitarrista do Queen, Brian May, que escreveu um livro junto com Sir Patrick Moore o descreveu como um amigo querido e um tipo de pai para ele. Segundo o guitarrista, Sir Patrick Moore será sempre lembrado por todos aqueles que o consideravam um tio carinhoso, e por todos que amavam o humor delicioso e a clareza de seus textos, ou também por aqueles que gostavam de sua persona excêntrica em medo da vida pública.
Sir Patrick Morre será insubstituível, nunca haverá ninguém como Sir Patrick Morre e nós tivemos sorte de termos convivido com um.
Fica aqui a saudade e o respeito a esse grande homem da ciência. Descanse em paz Sir Patrick Moore.
Fonte:
http://www.bbc.co.uk/news/uk-20657939