O maior vulcão do Sistema Solar está em Marte. Embora ele seja 3 vezes mais alto que o Monte Everest aqui da Terra, o Monte Olympus em Marte não será difícil de ser escalado pelo ser humano, caso ele vire uma atração turística no Planeta Vermelho nas próximas décadas, isso porque, as encostas do vulcão não são tão íngremes como as do Monte Everest, e também pelo fato da gravidade em Marte ser menor.
O Monte Olympus cobre uma área maior do que toda a cadeia vulcânica do Havaí aqui na Terra, e as encostas do Monte Olympus possuem uma inclinação baixa subindo pouco graus a cada metro caminhado. O Monte Olympus é considerado um vulcão de escudo e foi construído no decorrer de muito tempo graças à lava fluida que foi expelida por ele.
Como a crosta de Marte é estática isso permitiu que a lava fosse se acumulando com o passar do tempo no mesmo lugar criando esse gigantesco vulcão. A última erupção do Monte Olympus deve ter acontecido por volta de 25 milhões de anos atrás. A imagem nesse post do Monte Olympus foi feita pela sonda Mars Express da ESA, a Agência Espacial Europeia, que orbita Marte e faz imagens espetaculares do Planeta Vermelho usando a sua câmera estereográfica que gera imagens tridimensionais das paisagens marcianas.
Fonte: