Montagem de Chamas na Micro Gravidade Ganha Prêmio de Arte

O fogo age de maneira diferente no espaço e na Terra. Sandra Olson, uma engenheira aeroespacial no Glenn Research Center da NASA demonstrou como é essa diferença em sua arte. Essa figura de arte mostrada acima é na verdade formada a partir de múltiplas sobreposições de três imagens separadas de chamas na micro gravidade. Cada imagem é da chama se propagando sobre um papel de celulose no fluxo de ventilação de uma sonda em micro gravidade. As diferentes cores representam diferentes reações químicas que ocorrem dentro da chama. As áreas em azul aparecem graças a um efeito chamado de quimiluminescência, que é a luz produzida por meio de uma reação química. As regiões em branco, amarelo e laranja existem devido ao brilho existente dentro da zona de chama.

A pesquisa de combustão em micro gravidade realizada no Glenn não somente fornece ideias sobre a segurança contra incêndio das sondas, mas também pode ser usada para criar obras de arte premiadas. Essa imagem, por exemplo, ganhou o primeiro lugar no 2011 Combustion Art Competition ocorrido durante o 7? U.S. National Combustion Meeting.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1981.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.