Módulo Philae da Sonda Rosetta Faz Selfie E Mostra Que Está Tudo Bem Para o Encontro Com o Cometa

CIVA_PHC


observatory_150105Vamos mudar um pouco de tema, e deixar de falar do eclipse para mostrar algo diferente. Todos sabem que a sonda Rosetta, foi acordada e agora segue caçando o seu cometa pelo Sistema Solar. Essa missão da Agência Espacial Europeia é sensacional, pois, além da sonda Rosetta, ela está carregando um módulo que irá pousar no cometa, esse módulo tem o singelo nome de Philae.

Dentro da programação da ESA, depois da sonda Rosetta ter sido acordada em 20 de Janeiro de 2014, e seus instrumentos terem sido testados, o módulo Philae, também foi acordado, a duas semanas atrás, e seus instrumentos também estão sendo testados. O que comprova que o módulo foi acordado com sucesso e que tudo anda bem com seus instrumentos é a imagem acima. Esse é um auto-retrato do módulo Philae, ou um selfie, como estão sendo conhecidas as imagens próprias, no dia de hoje.

Na imagem acima, o Sol está vindo de baixo e o que nós estamos observando na verdade são as costas dos painéis solares da Rosetta, já que obviamente a parte de frente dos painéis está apontada para o Sol.

A imagem é bem escura, e isso ocorre porque a luz espalhada da frente está na borda e saturando a câmera, enquanto que o resto está imerso na mais completa escuridão do espaço, e não existe nada na parte de trás dos painéis que possa refletir a luz. Essa imagem pode ser comparada com a imagem abaixo, que também é um auto-retrato feito pela sonda Rosetta quando passava pelo planeta Marte em uma de suas manobras de assistência gravitacional. Nessa imagem conseguimos ver mais alguns detalhes, pois existe uma luz vinda do planeta e que ajuda na iluminação dos instrumentos. Outro ponto importante a ser destacado, antes que comecem os comentários de que na foto não se vê nada, é que o instrumento que fez essa imagem, chamado de CIVA, foi desenhado para fazer fotos da superfície do cometa, e só o fato de estarmos vendo alguma coisa, já é fantástico e nos mostra que tudo está bem com o conjunto Rosetta/Philae.

Rosetta_s_self-portrait_at_Mars


Fonte:

http://www.universetoday.com/111265/rosettas-philae-lander-snaps-a-selfie/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo