Modelo do Rover ExoMars Passa Por Teste de Vibração Na Preparação Para Marte

2018-06-21_10-48-51 from SpaceToday on Vimeo.

Então, se você irá gastar bilhões de euros numa missão espacial, você tem que ter certeza que a sua missão irá sobreviver ao lançamento.

O vídeo mostra um modelo do rover europeu que será mandado para Marte em 2020, sendo chacoalhado para simular os primeiros minutos após o lançamento.

ExoMars, como é conhecido, é um projeto conjunto da ESA com a ROSCOSMOS que tem como objetivo colocar na superfície de Marte um laboratório móvel em 2021.

O rover de alta tecnologia irá buscar por sinais de vida passada e presente em Marte.

O veículo registrado no vídeo, do teste de vibração na Airbus em Tolouse, na França, é o que se chama de Structural Thermal Model, ou STM.

O STM é uma cópia exata do rover que será mandado para Marte.

Os engenheiros usam esse STM para entender tudo que pode acontecer com o rover de verdade.

Se algo acontecer ou quebrar nesse modelo, os engenheiros têm tempo de revisar tudo e reconstruir o que for preciso para o então modelo de voo.

A frequência de pico nesse teste de vibração atingiu os 100 Hz. A força G, a aceleração com relação à gravidade padrão da Terra, foi de 10.5.

Além de ter sido chacoalhado, o STM gastou um tempo em uma câmara especial para ver se ele poderia aguentar às temperaturas extremas que irá enfrentar durante a missão para Marte. Isso também ajuda a mostrar se ele pode sobreviver à viagem no vácuo.

O rover, depois de pronto passará pelos mesmos testes que o STM passou.

A missão ExoMars está planejada para ser lançada em direção a Marte a bordo de um foguete Proton em 2020.

Os estados membros da ESA, a Rússia e os EUA têm contribuído para a missão.

Um experimento fundamental que será feito pela ExoMars em Marte consiste em perfurar 2 metros abaixo da superfície do planeta.

Acredita-se que se algum micróbio existir no nosso vizinho, ele poderia viver abaixo do solo. Até agora missões que foram focadas na superfície de Marte não conseguiram perfurar mais que poucos centímetros de solo.

A equipe industrial europeia que está trabalhando na ExoMars é liderada pela Thales Alenia Space, em Turin, Itália.

Um modelo de voo para a ExoMars está atualmente sendo montado na indústria da britânica da Airbus em Stevenage.

Fonte:

https://www.bbc.com/news/science-environment-44538595

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.