O lançamento da missão Psyche da NASA para o asteroide metálico do Sistema Solar de mesmo nome, estava até hoje programada para acontecer no dia 1 de agosto de 2022, e seria lançada a bordo do foguete Falcon Heavy da SpaceX, e agora acaba de ser adiada para não antes de 20 de setembro de 2022, depois que a equipe de solo descobriu um problema durante o teste de software da sonda.
O explorador robótico de asteroides da NASA chegou ao Kennedy Space Center na Flórida, vinda do Laboratório de Propulsão a Jato, o JPL, na Califórnia, em 29 de abril de 2022, a bordo de um avião de carga militar dos EUA. Então, a equipe de solo transportou a sonda armazenda em um contâiner climatizado e especialmente desenhado para ela, para a sala limpa localizada no Payload Hazardous Servicing Facility.
Os técnicos desempacotaram a sonda Psyche e a colocaram numa plataforma de manejo para uma série de testes tanto de hardware como de software, para garantir que a sonda sobreviveu bem à viagem dela da Calidórnia até a Flórida.
Mas um problema técnico interrompeu a campanha de testes, e irá atrasar o lançamento da Psyche em no mínimo 7 semanas.
Um problema está evitando a confirmação de que o software que controla a sonda está funcionando como planejado. A equipe está trabalhando para identificar e corrigir o problema com a Psyche.
A nova data para o lançamento da sonda é não antes que 20 de setembro de 2022 de acordo com a NASA.
A missão tinha um período de lançamento estendido começando em 1 de agosto de 2022 e avançando pelos meses até outubro, novembro, quando a Terra estaria na posição adequada no Sistema Solar para tornar a viagem até o Psyche uma viagem possível, o asteroide está localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter.
Os membros da equipe da NASA e da Psyche não responderam sobre o comprimento exato do período de lançamento da missão nesse ano, ou quando o período volta a acontecer depois de 2022.
Outro trabalho necessário de ser feito com a Psyche para preparar a sonda para a sua viagem pelo Sistema Solar, inclui a instalação do seu transponder de espaço profundo, que é parte do sistema de comunicação da sonda, ele foi removido da sonda lá no JPL depois que apresentou um problema e foi corrigido. As equipes de solo também planejam carregar mais de uma tonelada de gás xenônio no sistema de propulsão elétrico da sonda, e então encapsular a sonda na coifa do veículo lançador.
O foguete Falcon Heavy da SpaceX será lançado do PAD 39A do Kennedy Space Center e será enviado numa trajetória de escape da órbita da Terra para caçar o asteroide Psyche, permitindo que a sonda atinja Marte em maio de 2023 para uma manobra de sobrevoo que irá usar a gravidade do planeta vermelho para estilingar a sonda rumo ao asteroide.
A Psyche deve chegar no asteroide de mesmo nome em janeiro de 2026, então entrar em uma série de órbitas em diferentes distâncias para mapear o mundo. O Psyche, tem uma forma irregular, com um diâmetro médio de 226 quilômetros e é constituído de níquel e ferro.
A sonda Psyche foi montada e testada no JPL. A empresa Maxar Technologies, uma construtora de satélites de comunicação, forneceu o chassis da sonda, o seu sistema de propulsão e os painéis solares. O JPL com sua vasta experiência em operações no espaço profundo, forneceu o computador de voo da sonda, o software e partes dos sistemas de comunicação e energia.
A viagem de 3 anos e meio até o asteroide Psyche irá percorrer 2.4 bilhões de quilômetros. A sonda está desenhada para passar 21 meses estudando o asteroide depois de chegar nele em 2026.
A NASA selecionou a Psyche como parte do Programa Discovery de missões interplanetárias de custo reduzido em 2017, juntamente com a missão Lucy que foi lançada rumo as Troianos de Júpiter em 2021. O custo total da missão Psyche é de 1 bilhão de dólares incluindo o desenvolvimento, o serviço de lançamento e as operações.
Duas pequenas sondas irão viajar no espaço de carona com a Psyche. São as sondas g6emeas Janus da NASA, cada uma pesando somente 36 quilogramas, que serão lançadas no mesmo Falcon Heavy que a Psyche for lançada, mas irão sobrevoar asteroides diferentes.
A missão Psyche irá marcar a primeira vez em que a NASA irá utilizar o foguete Falcon Heavy para uma missão. A SpaceX lançou as primeiras 3 missões do Falcon Heavy entre 2018 e 2019, mas mais de 3 anos irão se passar entre a terceira e a quarta missão do foguete.
Alguns lançamentos do Falcon Heavy estão planejados para acontecer antes do final do ano, incluindo a Psyche, o satélite comercia de internet ViaSat 3, e duas cargas para a Space Force dos EUA, uma delas é a USSF 44 que estava programada para junho mas foi adiada indefinidamente. A outra carga da Space Force é o USSF 52 que está programado para ser lançado em outubro.
É importante lembrar que todos os atrasos no lançamento do Falcon Heavy foram causados por problemas na carga e não no foguete.
Só para você ter uma ideia a carga USSF 44 era para ter sido lançada em 2020, mas a Space Force atribuiu a problemas com a carga os atrasos enfrentados pela missão.
Já o ViaSat um satélite que irá fornecer internet para as Américas teve um mal funcionamento, teve problemas com peças e também devido à pandemia do COVID-19 foi adiado. A missão Psyche da NASA é a missão mais recente que irá voar num Falcon Heavy a apresentar problemas de atrasos.
Fonte: