Missão Japonesa MMX Levará Rover Europeu Para Um Satélite de Marte

A missão japonesa, Martian Moons eXploration, ou MMX, irá levar um rover franco-alemão para um dos dois satélites do Planeta Vermelho em 2024. A sonda entrará na órbita de Marte em 2025 e irá lançar um rover que então irá pousar ou em Phobos ou em Deimos, explorando a superfície com um detalhe sem precedentes para aprender mais sobre a formação e evolução do Sistema Solar.

Um acordo para incluir o rover na missão MMX foi anunciado durante a Paris Air Show em Le Bourget pelos representantes da Agência Espacial Japonesa, a JAXA, da Agência Espacial Europeia, a ESA e do Centro Aeroespacial Alemão, o DLR.

“A primeira exploração na história de um satélite de Marte com um rover é um desafio técnico enorme que nós queremos realizar em parceria com o Japão e a França”, disse Pascale Ehrenfreund, chefe do Executive Board da DLR. “Juntos, nós queremos superar as barreiras técnicas na exploração robótica e expandir nosso conhecimento sobre a origem do sistema solar”.

O DLR é o responsável por desenvolver o corpo do rover e o seus sistema de locomoção robótica, junto com um espectrômetro e um radiômetro que irá ajudar a determinar a composição do material da superfície do satélite marciano. A agência espacial francesa está desenvolvendo as câmeras e o módulo de serviço do rover. O robô será operado em parceria entre o DLR e a CNES.

A missão MMX irá seguir os passos de sucesso da missão Hayabusa 2 que está realizando observações espetaculares do asteroide Ryugu, onde já lançou uma série de rovers e landers e já coletou uma amostra do asteroide, além de estar planejando novas coletas, que retornarão para a Terra a partir de 2020. A sonda da missão MMX tentará coletar amostras da superfície de Phobos através de um pequeno lander que irá usar gás pressurizado para perturbar a superfície e assim coletar o material.

Fonte:

https://astronomynow.com/2019/06/20/japanese-spacecraft-to-carry-european-rover-to-martian-moon/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.