fbpx
24 de novembro de 2024

MISSÃO HOPE RESOLVE OS MISTÉRIOS DE DEIMOS A PEQUENA LUA DE MARTE

BAIXE O NOVO SPACE TODAY+ NO SEU CELULAR E FIQUE CONECTADO COM O UNIVERSO! É GRÁTIS! https://www.spacetodayplus.com.br OUÇA O PODCAST HORIZONTE DE EVENTOS: https://www.spreaker.com/episode/52441779 A espaçonave Amal, dos Emirados Árabes Unidos, voou a 100 quilômetros de Deimos no mês passado…

BAIXE O NOVO SPACE TODAY+ NO SEU CELULAR E FIQUE CONECTADO COM O UNIVERSO! É GRÁTIS! https://www.spacetodayplus.com.br

OUÇA O PODCAST HORIZONTE DE EVENTOS:
https://www.spreaker.com/episode/52441779

A espaçonave Amal, dos Emirados Árabes Unidos, voou a 100 quilômetros de Deimos no mês passado e as fotos em close foram divulgadas na segunda-feira. Amal – árabe para a esperança – ganhou dois por um quando Mars fotobombou algumas das imagens. Foi o mais próximo que uma espaçonave esteve de Deimos em quase meio século.

A espaçonave também observou o lado oculto pouco explorado da lua com crateras de forma estranha, apenas 9 milhas por 7 milhas por 7 milhas (15 quilômetros por 12 quilômetros por 12 quilômetros).

A outra lua de Marte, Fobos, tem quase o dobro desse tamanho e é melhor compreendida, pois orbita muito mais perto de Marte – a apenas 6.000 quilômetros de distância, a mais próxima de qualquer lua de planeta em nosso sistema solar.

A órbita de Deimos em torno de Marte se estende por 14.000 milhas (23.000 quilômetros). Isso fica perto da parte interna da órbita da espaçonave – “que é o que tornou a observação de Deimos uma ideia tão atraente”, disse o principal cientista da missão, Hessa al-Matroushi.

“Fobos chamou a atenção até agora – agora é a vez de Deimos!” ela acrescentou em um e-mail.

Al-Matroushi e outros cientistas da Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos disseram que essas novas imagens indicam que Deimos não é um asteróide que foi capturado na órbita de Marte eras atrás, a principal teoria até agora. Em vez disso, eles dizem que a lua parece ser de origem marciana – talvez da maior lua marciana ou do próprio Marte.

As descobertas foram apresentadas na segunda-feira na assembléia geral da União Européia de Geociências em Viena.

Amal continuará a ultrapassar Deimos este ano, mas não tão perto quanto no encontro de 10 de março, de acordo com al-Matroushi.

O Viking 2 da NASA chegou a 30 quilômetros de Deimos em 1977. Desde então, outras espaçonaves fotografaram Deimos, mas de muito mais longe.

FONTES:

https://phys.org/news/2023-04-uae-spacecraft-close-up-photos-mars.html

https://www.youtube.com/watch?v=FtpGR-D7aTo

#DEIMOS #MARS #UNIVERSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo