——————————————————————–
**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!
http://www2.spacetodaystore.com
Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!
——————————————————————————-
Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join
—————————————————————————–
Quando a missão Gaia da ESA foi lançada, o seu principal objetivo era entender a forma, a estrutura, a origem, e evolução da nossa galáxia, a Via Láctea.
Não é uma tarefa fácil, para fazer isso, ou pelo menos para começar entender tudo isso, a missão Gaia teve que mapear mais de um bilhão de estrelas.
E quando falo mapear é em mais de um bilhão de estrelas calcular a sua posição, velocidade, com a maior precisão já feita.
E ao fazer isso, a missão Gaia consegue também mostrar como foi o passado da nossa galáxia.
Isso só é possível, pois as estrelas guardam na sua posição e na sua velocidade, informações que seriam como lembranças do que aconteceu com elas no decorrer da vida.
Assim, com as informações precisa é possível ter uma ideia de como essas estrelas estavam a milhões de anos atrás, na verdade em qualquer época e assim fazer um filme da sua movimentação na galáxia.
Os cientistas que trabalham com os dados da missão Gaia, fizeram isso então, selecionaram um grupo com milhões de estrelas para calcular o chamado espaço físico, combinando a velocidade e a posição eles conseguem um dado de velocidade tridimensional e assim montam o gráfico do espaço das fases.
Esse gráfico de espaço das fases vai sendo feito para milhões e milhões de anos e depois você pode animar isso, para ver o comportamento das estrelas.
E quando os pesquisadores fizeram isso, eles se depararam com algo que chamou a atenção, apareceu no gráfico uma forma de concha de caracol
E esse padrão peculiar que apareceu indica que entre 300 e 900 milhões de anos atrás, a Via Láctea, teve um encontro muito próximo com outra galáxia que fez com que as estrelas assumissem esse padrão.
Os pesquisadores ainda não sabem ao certo com quem foi esse encontro.
Eles dizem que não foi uma colisão, ou fusão, mas uma galáxia passou muito perto da Via Láctea a ponto de agitar todas as estrelas da galáxia.
Alguns dados apontam que esse encontro se deu com a galáxia Sagitário, mas os pesquisadores ainda não podem afirmar com toda a certeza isso.
O fato é que a Via Láctea possui uma história simplesmente espetacular, um passado bem conturbado, e a missão Gaia, está nos ajudando a revelar todos esses segredos da nossa ilha no universo.
Fonte:
http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/Gaia/Gaia_hints_at_our_Galaxy_s_turbulent_life