fbpx

Mimas e Pandora – Duas Luas Passeando Juntas Pela Noite de Saturno

PIA17120

observatory_150105Mimas e Pandora nos lembram o quão diferentes eles são quando aparecem juntos como nessa imagem obtida pela sonda Cassini. Embora ambos sejam luas de Saturno, o pequeno tamanho de Pandora significa que ela não tem gravidade suficiente para tomar uma forma arredondada como sua prima maior, Mimas.

Os pesquisadores acreditam a forma alongada de Pandora, com seus 81 quilômetros de diâmetro, pode conter pistas de como ela e outras luas próximas dos anéis de Saturno, se formaram.

Essa imagem foi feita com a câmera da sonda Cassini apontada para o hemisfério anti-Saturno de Mimas, com seus 396 quilômetros de diâmetro. O norte de Mimas está para cima e rotacionado 28 graus para a direita. A imagem acima foi feita na luz azul com a câmera de ângulo fechado da sonda Cassini, no dia 14 de Maio de 2013.

A imagem acima foi adquirida a uma distância aproximada de 1.1 milhões de quilômetros de Mimas. A escala da imagem é de 7 quilômetros por pixel. Pandora estava a uma distância de 1.2 milhões de quilômetros quando essa imagem foi feita. A escala da imagem em Pandora é de 0.7 quilômetros por pixel.

A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de  Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, na Califórnia, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e as suas duas câmeras foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. A equipe de imageamento da Cassini fica baseada no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens visitem: http://saturn.jpl.nasa.gov ou  http://www.nasa.gov/cassini . O site da equipe de imageamento da sonda Cassini é: http://ciclops.org .

Fonte:

http://saturn.jpl.nasa.gov/photos/imagedetails/index.cfm?imageId=4853

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo