fbpx
17 de novembro de 2024

Meteoro e Aurora – Uma Combinação Espetacular

meteoro_aurora

observatory_150177A Terra já saiu da corrente de detritos do cometa rochoso 3200 Phaethon, fazendo assim que se chegasse ao fim da chuva anual de meteoros dos Geminídeos. Na noite do pico da chuva, no dia 14 de Dezembro de 2012, os observadores ao redor do mundo chegaram a contar mais de 100 meteoros por hora, sendo muito desses, verdadeiras bolas de fogo, com um brilho maior do que o do planeta Vênus. David Clapp fotografou esse meteoro impressionante sobre as águas geladas de Kirkjufell, na Islândia. Além do meteoro ele também registrou ao mesmo tempo uma bela aparição de aurora boreal. Segundo ele, foi um momento realmente espetacular.

Um ponto a ser notado, embora o meteoro pareça estar voando sobre as auroras, é bem mais provável que ele esteja abaixo. Os meteoros Geminídeos queimam a aproximadamente 80 km acima da superfície da Terra, enquanto que as auroras se espalham no céu a uma altura entre 100 e 500 km.

Para uma galeria completa de fotos sobre a chuva de meteoros dos Geminídeos visitem o site: http://spaceweather.com/gallery/index.php?title=meteor&title2=geminid

Fonte:

www.spaceweather.com

alma_modificado_rodape146

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo