O Messier 72, M72, ou NGC 6981, é um aglomerado globular que tem aproximadamente 106 anos-luz de diâmetro, está localizado a aproximadamente 54570 anos-luz de distância na parte mais a oeste da constelação de Aquarius, e está se aproximando de nós rapidamente a 255 quilômetros por segundo. Esse aglomerado tem uma massa estimada de aproximadamente 168000 vezes a massa do Sol e tem aproximadamente 9.5 bilhões de anos.
Essa antiga e esférica coleção de estrelas antigas está empacotada de forma mais próxima em seu centro. A região central desse objeto tem uma densidade de estrelas que está irradiando 2.26 vezes mais luminosidade que o Sol, por parsec cúbico. Existem 43 estrelas variáveis identificadas no aglomerado.
Embora o Messier 72 não seja muito compacto, ele é um dos aglomerados globulares mais luminosos de forma já registrado, mas devido ao fato de ser um dos aglomerados globulares mais remotos conhecidos, muito além do Centro Galáctico, ele é difícil de ser resolvido em telescópios amadores.
Além de registrar o grande número de estrelas do aglomerado, a foto acima também mostra a imagem de muitas galáxias distantes vistas entre e ao redor das estrelas do aglomerado.
A imagem acima foi feita com o Wide Field Channel da Advanced Camera for Surveys do Telescópio Espacial Hubble e foi criada a partir de imagens feitas através dos filtros amarelo e do infravermelho próximo.
Fonte:
http://annesastronomynews.com/annes-picture-of-the-day-messier-72/