O rover Opportunity da NASA registrou essa bela cena panorâmica, antes de entrar na parte terminal superior de um vale cavado por fluidos e que desce pelo talude interno da cratera que ele está visitando nesse momento.
A cena mostra uma grande depressão na crista do anel da cratera que pode ter sido o local por onde o gelo, a água ou o vento fluíram sobre o anel da cratera. Na região pode-se ver as marcas das rodas do Opportunity, que foram deixadas ali pelo rover enquanto estudava a região e fazia imagens do vale abaixo para planejar a rota que iria seguir.
“É uma cena impressionante”, disse o pesquisador do Opportunity, Ray Arvidson da Universidade de Washington em St. Louis. “Nós podemos ver o que parece ser canais delimitados por montes de rocha, e uma região que foi usada para o fluido sair, tudo isso no topo do Perseverance Valley. Nós não descartamos nenhuma possibilidade, água, vento ou gelo, os agentes que podem ter criado essa feição”.
A câmera panorâmica do Opportunity, a Pancam, fez as imagens usadas para montar esse cenário durante o mês de Junho de 2017, enquanto os engenheiros do rover diagnosticavam um problema na roda frontal esquerda do veículo. A roda estava apontada mais de 30 graus para fora e por isso, os engenheiros apelidaram a imagem gerada de Vista do Tornozelo Torcido. As partes finais da cena mostram porções do anel oeste da Cratera Endeavour, se estendendo para o norte a para o sul, e o centro da cena mostra a região logo fora da cratera.
A equipe foi capaz de ajeitar a roda e aponta-la para frente. O Opportunity enfrenta problemas com suas rodas desde 2006. O rover já percorreu 44.97 km em Marte, desde que chegou no planeta em 2004.
No dia 7 de Julho de 2017, o Opportunity foi colocado na parte superior do Perseverance Valley, onde irá ficar as próximas 3 semanas enquanto Marte passa atrás do Sol, e assim será impossível se comunicar com o Planeta Vermelho. Enquanto estiver ali parado nessa bonita paisagem, o Opportunity estará usando a sua câmera panorâmica para registrar outras imagens impressionantes da região.
Após as comunicações serem reestabelecidas no começo de Agosto, a equipe planeja mandar o Opportunity descer o Perseverance Valley, para aprender mais sobre o processo que o gerou.
Fonte:
https://phys.org/news/2017-07-mars-roverpanorama-perseverance-valley.html