Mega Domos na Lua

Alguns anos atrás se propôs que a grande estrutura em forma de domo próximo da Cratera Gardner fosse chamada de mega domo. Agora, Paul Spudis, Patrick McGovern e Walter Kiefer da Lunar Planetary Institute em Houston propuseram a existência de domos até maiores que contém vulcânicas menores bem conhecidas. Os círculos nas imagens de topografia do instrumento LOLA a bordo da sonda LRO identificam a extensão dessas protuberâncias que eles acreditam sejam grandes escudos vulcânicos similares àqueles encontrados em Marte, Vênus e na Terra. A protuberância de T. Mayer – Hortensius (na imagem do meio) tem 300 quilômetros de largura e 2 km de altura. O clássico mapa da mesma área mostrado à direita mostra o familiar domo Hoertensius e outros próximo de T. Mayer como círculos vermelhos com pontos centrais. Enquanto que o putativo escudo, e o Cauchy, e o menor estão centrados na cratera de impacto Kepler não relacionada como não se suspeitava anteriormente, a estrutura parecida com escudo das Colinas Marius, do Platô Aristarchus da região de Horniger e Rumker são conhecidos a muito tempo. Os autores apontam que diferente de muitos escudos formados em outros planetas esses escudos lunares propostos perderam suas caldeiras centrais, suas fissuras radiais e o fluxo – é isso que enfraquece a interpretação? A confirmação dessas feições de grande escala que parecem ter controlado a localização das vulcânicas de menor escala merece uma boa atenção e levantam grandes questões. Os perfis topográficos estão de acordo com a existência dessas protuberâncias? Existem outras? Depois será discutido aqui novos argumentos para explicar o posicionamento desses grandes escudos propostos.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/January+28,+2011

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.