fbpx
25 de novembro de 2024

MARTE PODE TER SIDO UM MUNDO CHEIO DE VIDA!!!!

INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM PARA NÃO EPRDER O PAPO DESSA SEMANA!!! https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim Marte antigo pode ter tido um ambiente capaz de abrigar um mundo subterrâneo repleto de organismos microscópicos, relataram cientistas franceses na segunda-feira. Mas se existissem, essas formas…

INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM PARA NÃO EPRDER O PAPO DESSA SEMANA!!!

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

Marte antigo pode ter tido um ambiente capaz de abrigar um mundo subterrâneo repleto de organismos microscópicos, relataram cientistas franceses na segunda-feira.

Mas se existissem, essas formas de vida simples teriam alterado a atmosfera tão profundamente que desencadearam uma Idade do Gelo em Marte e se extinguiram, concluíram os pesquisadores.

As descobertas fornecem uma visão sombria dos caminhos do cosmos. A vida – mesmo a vida simples como micróbios – “pode ​​realmente causar sua própria morte”, disse o principal autor do estudo, Boris Sauterey, agora pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Sorbonne.

Os resultados “são um pouco sombrios, mas acho que também são muito estimulantes”, disse ele por e-mail. “Eles nos desafiam a repensar a maneira como a biosfera e seu planeta interagem.”

Em um estudo na revista Nature Astronomy , Sauterey e sua equipe disseram que usaram modelos climáticos e de terreno para avaliar a habitabilidade da crosta marciana há cerca de 4 bilhões de anos, quando se pensava que o planeta vermelho estava cheio de água e muito mais hospitaleiro do que hoje. .

Eles supuseram que os micróbios produtores de metano e devoradores de hidrogênio poderiam ter florescido logo abaixo da superfície naquela época, com várias polegadas (algumas dezenas de centímetros) de sujeira, mais do que suficiente para protegê-los contra a radiação forte. Qualquer lugar livre de gelo em Marte poderia estar repleto desses organismos, de acordo com Sauterey, assim como fizeram na Terra primitiva.

O clima presumivelmente úmido e quente de Marte primitivo , no entanto, teria sido prejudicado por tanto hidrogênio sugado da atmosfera fina e rica em dióxido de carbono, disse Sauterey. À medida que as temperaturas caíram quase -400 graus Fahrenheit (menos-200 graus Celsius), quaisquer organismos na superfície ou perto dela provavelmente teriam se enterrado mais fundo na tentativa de sobreviver.

FONTES:

https://phys.org/news/2022-10-underground-microbes-swarmed-ancient-mars.html

https://www.nature.com/articles/s41550-022-01786-w

#MARS #LIFE #UNFOLDTHEUNIVERSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo