fbpx
21 de novembro de 2024

Mapa Detalhado Mostra 85000 Vulcões Na Superfície de Vênus

Um novo mapa criado com imagens de radar da missão Magalhães da NASA da década de 19909, mostra a localização de 85.000 vulcões em Vênus. O mapa detalhado exibe onde estão os vulcões, como eles estão agrupados e como suas distribuições se comparam com outras propriedades geofísicas do planeta, como a espessura da crosta.

Este estudo abrangente de Vênus ajudará os cientistas planetários a responder a muitas questões pendentes sobre a história geológica do planeta, como por que ele não possui placas tectônicas como a Terra? Já foi habitável e, em caso afirmativo, por quanto tempo?

Esta é a segunda grande descoberta dos dados arquivados da missão Magalhães, pois vimos a pouco tempo atrás que  os cientistas anunciaram que encontraram evidências de recente vulcanismo ativo em Vênus. Os autores deste novo artigo, a estudante de pós-graduação Rebecca Hahn e Paul Byrne, professor associado de ciências da Terra e planetárias, ambos da Universidade de Washington em St. Louis, dizem que seu novo mapa pode ajudar a localizar o próximo fluxo de lava ativo em Vênus e mais.

“Este artigo fornece aos pesquisadores um banco de dados extremamente valioso para a compreensão do vulcanismo naquele planeta – um processo planetário chave, mas para Vênus é algo sobre o qual sabemos muito pouco, embora seja um mundo do mesmo tamanho que o nosso”, disse Byrne , em um comunicado de imprensa.

Há muito se sabe que o vulcanismo foi um processo importante e generalizado em Vênus. E mesmo que 85.000 vulcões em Vênus pareçam muito, Hahn disse que provavelmente é um número conservador. Ela acredita que existam centenas de milhares de características geológicas adicionais que possuem algumas propriedades vulcânicas à espreita na superfície de Vênus. No entanto, eles são muito pequenos para terem sido captados pelo radar de abertura sintética (SAR) de Magalhães.

Construir este mapa global foi um trabalho tedioso, pois Hahn se debruçou sobre as varreduras de radar planetárias capturadas por Magellan. No Twitter, Byrne disse que isso levou anos de trabalho de Hahn. Mas ela também aproveitou as novas tecnologias.

“Foi tedioso, mas eu tinha experiência com o software ArcGIS , que foi o que usei para construir o mapa”, disse Hahn. “Essa ferramenta não estava disponível quando esses dados foram disponibilizados pela primeira vez nos anos 90. Tivemos a ideia de montar um catálogo global porque ninguém havia feito isso nessa escala antes.”

Ao trabalhar com os dados, os pesquisadores descobriram que Vênus é o lar de milhares de formas vulcânicas, distribuídas por praticamente todo o planeta. Os vulcões variam em tamanho de muito menos de 5 km (3 milhas) a mais de 100 km (60 milhas) de diâmetro. No entanto, 99% dos vulcões de Vênus são menores que 5 km (3 milhas) de diâmetro.

“Embora existam vulcões em quase toda a superfície do planeta, parece haver relativamente menos vulcões na faixa de diâmetro de 20 a 100 km [12-60 milhas], o que pode ser uma função da disponibilidade de magma e da taxa de erupção”.

Embora Vênus tenha quase o mesmo tamanho e composição da Terra, não possui placas tectônicas, então todo o calor interno de Vênus provavelmente emerge de seus vulcões.

Como a quantidade de vulcões em Vênus se compara com a da Terra? Neste momento, existem cerca de 1.350 vulcões potencialmente ativos na Terra, mas a quantidade sob o oceano não é bem conhecida. Também não sabemos quantos vulcões estiveram ativos ao longo da história da Terra. Claro, Vênus não tem oceanos e não tem intemperismo para mudar a superfície do planeta. Mas sabemos que mais de 80% da superfície da Terra – acima e abaixo do nível do mar – é de origem vulcânica.

O novo conjunto de dados dos vulcões de Vênus está hospedado na Universidade de Washington e está disponível publicamente para uso de outros cientistas.

“Já ouvimos de colegas que eles baixaram os dados e estão começando a analisá-los – que é exatamente o que queremos”, disse Byrne. “Outras pessoas farão perguntas que não fizemos, sobre a forma, tamanho, distribuição, tempo de atividade do vulcão em diferentes partes do planeta, o que você quiser. Estou animado para ver o que eles podem descobrir com o novo banco de dados!”

Fontes:

https://openscholarship.wustl.edu/data/106/?_ga=2.259180170.1229287077.1680707226-1009096068.1680292191

https://agupubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1029/2023JE007753

https://source.wustl.edu/2023/03/scientists-share-comprehensive-map-of-volcanoes-on-venus-all-85000-of-them/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo