Mapa de Inclinação de Estruturas na Lua Mostra Feições Que Lembram Teias de Aranhas Conectadas

Você consegue entender o que essa imagem da Lua acima está mostrando? Essa imagem da Lua foi na verdade construída a partir de um programa computacional especializado em estudar a inclinação, assim a quantidade mostrada é a inclinação das estruturas na Lua. Estruturas com 0? de inclinação são totalmente planas e mostradas em preto, inclinações iguais ou maiores que 5? são mostradas em branco, e as gradações entre 0? e 5? são mostradas em cinza. Os mares são negros na imagem acima, significando que eles geralmente não possuem inclinações (como já sabemos), e as estruturas parecidas com teias de aranha cruzando a escuridão dos mares são cadeias de montanhas baixas. Aqui elas parecem ser mais apagadas do que normalmente são observadas, mas para se ter certeza será necessário comparar áreas particulares com imagens feitas com o Sol baixo. Talvez, todas essas cadeias sutis tenham sido anteriormente imageadas, mas somente com um mapa como esse elas podem ser vistas em toda a superfície da Lua. Algumas incertezas ainda aparecem nessa imagem, que precisam depois serem estudadas e entendidas de uma forma melhor, ou mesmo alimentar o programa com diferentes dados para se manter a coerência nos resultados. Uma coisa inesperada que essa imagem mostra, e existem vários detalhes parecidos que precisam ser analisados com calma, é um anel elíptico próxima da parte terminal norte do Mar da Serenidade, anel esse que parece ser uma grande cratera. Essa feição é uma cratera fantasma anteriormente não detectada na Lua ou uma sobre interpretação das estruturas de teia de aranha?

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/June+13%2C+2011

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.