A coroa do Sol é serpenteada por uma complexa rede de campos magnéticos, e essa imagem espetacular feita pelo Solar Dynamics Observatory mostra as linhas do campo magnético associadas com um buraco na coroa do Sol que está nesse momento de frente para a Terra. Esse mapa de campo magnético foi construído com dados obtidos em 20 de Agosto de 2010 pelo Helioseismic and Magnetic Imager Instrument (HMI).
As linhas do campo magnético são coloridas de acordo com um código: linhas brancas mostram os campos fechados, não emanam vento solar, e as linhas douradas mostram campos abertos por onde o vento solar escapa. Entender o campo magnético do Sol é importante pois acredita-se que as tempestades solares e as labaredas que nos afetam aqui na Terra , resultam de mudanças na estrutura e na conexão desses campos.
Os buracos na coroa são enormes regiões na coroa que são mais negras, ou seja, menos densa e mais frias que a região ao redor. A estrutura aberta de seu campo magnético permite um constante fluxo de plasma de alta densidade que sai pelos buracos. Existe um aumento na intensidade dos ventos solares que afetam a Terra quando um buraco na coroa está de frente para o nosso planeta.
Durante o período de atividade mínima do Sol, de onde o Sol está saindo, os buracos na coroa são principalmente encontrados nas regiões polares do Sol, mas eles podem estar localizado em qualquer lugar quando o Sol se encontra no seu período de atividade máxima. A componente de movimento rápido do vento solar é conhecida por viajar ao longo das linhas do campo magnético aberto que passam através dos buracos na coroa.
Os cientistas estão descobrindo que boa parte da estrutura da coroa do Sol é moldada pelo campo magnético. Embora ele sofra variações com o tempo migrando de um lugar para outro no Sol, o campo magnético do Sol pode ser muito forte. Dentro das manchas solares o campo magnético pode ser algumas milhares de vezes mais forte que o campo magnético da Terra.
Para saber mais sobre as linhas de campo magnético e como o instrumento HMI do SDO nos ajuda a melhor entender o Sol vejam esse vídeo abaixo do SDO:
[youtube width=”739″ height=”615″]http://www.youtube.com/watch?v=vSSs7-O5IqY[/youtube]
Fonte:
http://spacefellowship.com/news/art21900/map-of-magnetic-field-lines-of-the-sun.html