Mais Uma da Fauna Cósmica: Nebulosa Desconhecida em Forma de Morcego

Uma nova foto feita de uma nebulosa escondida na constelação de Orion revela uma nuvem de gás em forma de morcego com as assas aberas.

As estrelas brilhantes de Orion emitem ventos poderosos e luz que tem moldado a delicada nebulosa denominada de NGC 1788. Esse ambiente caótico tem ajudado a ela se tornar um berçário estelar – lar de uma grande quantidade de estrelas como o Sol, mas na sua fase de infância.

A NGC 1788 é uma nebulosa de reflexão, onde o gás e a poeira dispersam a luz proveniente de um pequeno aglomerado de estrelas jovens. O resultado dessa reflexão lembra um grande morcego com suas asas totalmente abertas.

Essa imagem foi feita pelo Telescópio MPG/ESO de 2.2 metros no Observatório Sul Europeu La Silla no Chile. Acredita-se que as estrelas brilhantes e massivas de Orion são as responsáveis por direcionar o gás hidrogênio da nebulosa incandescendo algumas áreas mostradas em vermelho na imagem como a borda quase vertical visível na metade esquerda da foto.

Poucas estrelas pertencentes a nebulosa são visíveis na imagem, já que a maioria das estrelas é obscurecida pelo casulo de poeira ao seu redor. A estrela mais proeminente, chamada de HD 293815, aparece brilhante na parte superior da nuvem, um pouco acima do centro da imagem e a pronunciada via negra de poeira se estende através da nebulosa.

Todas as estrelas nessa região são extremamente jovens, com uma idade média de alguns milhões de anos, um piscar de olhos se comparado ao Sol com os seus 4.5 bilhões de anos.

A distribuição das estrelas, com estrelas geralmente antigas próximas a Orion e as mais jovens concentradas no lado oposto, sugerem que uma onda de formação de estrelas gerou as estrelas quentes e massivas em Orion e se propagou através da NGC 1788 e além.

O Observatório de La Silla é um de alguns operados pelo ESO no Chile, acredita-se que nenhum deles tenha sido danificado pelo poderoso terremoto que atingiu o Chile.

Fonte:

http://www.space.com/scienceastronomy/bat-shaped-nebula-orion-100303.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.