fbpx

Mais Uma Coleção de Dunas em Marte

Observadas desde a órbita, algumas paisagens de Marte lembram a pele de um animal. Na imagem acima e nos detalhes abaixo é possível ver os tipos de dunas de areia que se podem formar na superfície do Planeta Vermelho.

Os cientistas chamam as dunas no centro da imagem de dunas parabólicas. Na Terra, as dunas parabólicas são criadas onde alguma parte da vegetação segura parte da borda da duna em um lugar. Não existe planta nem vegetação em Marte para segurar a areia e a poeira. Nessa cratera de Marte, ventos de deriva provavelmente empurram a areia em todas as direções resultando nesses tipos de dunas. Já na parte superior direita da imagem, é possível ver dunas lineares e crescentes. Nas planícies na parte superior esquerda da imagem é possível encontrar as dunas longitudinais. Essas dunas se estendem por grandes distâncias, e tornam-se maiores com o vento. À medida que se passa através das paisagens montanhosas, pode-se observar os afloramentos que formam o centro da duna do tipo cata vento. Algumas vezes correntes de vento giram em redemoinhos ao redor dessas colinas criando as dunas de areia.

A cratera central para essa imagem é especial por si só. Os geólogos planetários chamam ela de uma cratera com cavidade central. Os cientistas não sabem exatamente  como elas se formam mas elas poderiam ser criadas quando gases escapam do pico central depois do impacto de meteorito gerando dessa forma o colapso do pico.

Lançada a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, ou MRO, em 2005, a câmera HiRISE é um dos seis instrumentos a bordo da sonda que está em órbita de Marte. A câmera HiRISE pode ver objetos na superfície de Marte menores que uma bola de praia. O instrumento também oferece aos cientistas imagens estereográficas do planeta.

Fonte:

http://www.starrycritters.com/rough-hide-of-mars/

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .