Mais Um Pouco do Eclipse Anelar Solar de 20/21 de Maio de 2012

O eclipse solar que aconteceu nos últimos dias 20/21 de Maio de 2012, sobre o sudeste da Ásia, o norte do Oceano Pacífico e o oeste da América do Norte foi um eclipse do tipo anelar. Isso significa que a Lua estava muito distante da Terra para bloquear o Sol completamente. Ao invés disso,  aqueles observadores localizados na passagem da anelaridade, puderam ver um brilhante anel de luz ao redor do disco da Lua. Já para os observadores localizados fora dessa estreita faixa, o eclipse do Sol foi parcial, ou seja, só uma parte do Sol ficou encoberta pela Lua. Para esse eclipse particular, a Lua estava no seu ponto da órbita mais distante da Terra. O resultado foi um anel brilhante de luz perfeito ao redor do disco da Lua. O próximo eclipse do Sol acontecerá em 12/13 de Novembro de 2012 e será total, numa estreita faixa sobre o norte da Austrália e o sul do Oceano Pacífico.

A foto acima (a esquerda) mostra um Sol parcialmente eclipsado, pouco antes de se pôr e foi feita perto de Chandler no Arizona, centenas de milhas da passagem da anelaridade. O céus estava avermelhado devido à fumaça de alguns incêndios. A foto acima (à direita) mostra uma sequência do eclipse anelar como observado em Red Bluff na Califórnia. Pode-se notar as manchas solares desaparecendo atrás da Lua. A foto abaixo mostra a maneira mais segura de se observar um eclipse, a técnica pinhole. Nesse caso,  a sombra de uma árvore próxima agiu como milhares de câmeras do tipo pinhole registrando a fase parcial do eclipse, em Grand Junction, no Colorado.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/05/solar-eclipse-of-may-20-2012.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.