fbpx
24 de fevereiro de 2024

Mais Um dia de Trabalho no Espaço e Mais Um Show do Lovejoy


Mais um dia de rotina de trabalho no espaço e ao olhar pelas escotilhas o que o comandante Dan Burbank vê é isso aí mostrado acima, mais uma vez o cometa Lovejoy, o sobrevivente de um encontro com o Sol, dá seu espetáculo.

Essa foto foi feita no dia 22 de Dezembro de 2011, um dia depois da primeira seção de fotos feita pelo comandante.

Na imagem acima, logicamente que o que chama a atenção é o impressionante cometa, mas nós podemos também ver toda a estratificação da atmosfera da Terra de forma espetacular. Sobre o Lovejoy, claramente se pode ver as duas caudas do cometa. Os cometas normalmente apresentam duas caudas distintas, a cauda de poeira e a cauda de íon. A cauda de poeira tem uma forma curva, enquanto que a cauda de íon de um cometa aponta diretamente na posição oposta ao Sol, alinhando-se com o campo magnético interplanetário gerado pelo Sol. Bem, não tem amis muito o que dizer, só apreciar. Quem quiser acompanhar as atualizações do comandante da ISS, basta seguir sua página no flickr: http://www.flickr.com/photos/nasa2explore/6560479171/in/photostream/.

Fonte:

http://news.discovery.com/space/another-beautiful-view-of-comet-lovejoy-from-space-111223.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo