fbpx
26 de dezembro de 2024

Mais Um Buraco Coronal Gigantesco no Sol É Registrado Pela Sonda SDO

buraco_coronal_dez_2013


observatory_150105A sonda SDO, ou Solar dynamics Observatory está monitorando um grande buraco coronal no hemisfério norte do Sol. Mostrado aqui numa foto feita no extremo ultravioleta durante as primeiras horas do dia 11 de Dezembro, o canal escuro em ultravioleta cobre uma área maior que 500 bilhões de quilômetros quadrados do terreno solar.

Buracos coronais são locais na atmosfera do Sol onde o campo magnético se abre e permite que o vento solar escape. Um vasto fluxo de vento solar fluindo desse buraco coronal particular deve alcançar a Terra entre os dias 15 e 17 de Dezembro de 2013.

A última vez que um fluxo de vento solar passou pela Terra, no dia 7 de Dezembro de 2013, o impacto gerou belas auroras que alcançaram os estados de Montana e Michigan. Uma performance semelhante deve estar a caminho. Observadores nas altas latitudes devem ficar alertas para auroras no início da próxima semana.

Fonte:

www.spaceweather.com


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo