fbpx

Mais do Eclipse de 11 de Julho de 2010

Makemake um Deus na mitologia da Ilha de Páscoa, deve ter sorrido por um momento a medida que as nuvens iam embora do céu para então revelar essa linda imagem do eclipse total do Sol de 11 de Julho de 2010. Em primeiro plano na imagem é possível ver as famosas e grandes estátuas monolíticas (Moai) da ilha dividindo por um instante a atenção com a cora solar e com o céu escuro em pleno dia. Outras oportunidades para se ver a fase total desse eclipse do Sol foram difíceis de serem encontradas. Definido como sendo a passagem da sombra negra da Lua sobre a Terra, a passagem da totalidade passou pela Terra na direção leste através do Oceano Pacífico, atravessando pedaços de terra significantes somente em Mangaia (Ilhas Cook) e na Ilha de Páscoa, finalizando no extremo sul da Argentina e do Chile. Porém a fase parcial do eclipse pôde ser observada numa região bem mais extensa incluindo muitas ilhas do Pacífico Sul e uma boa parte da América do Sul.

Fonte: http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/astropix.html

No sul da Argentina, mais especificamente na Patagonia, pôde-se notar claramente como a sombra da Lua corre através da Terra até encobrir totalmente o Sol. Durante a totalidade nessa alta latitude foi possível observar também o cone de sombra da Lua. Realmente impressionante.

Fonte: A maior parte das imagens publicadas aqui sobre o eclipse de 11 de Julho de 201o foram cortesia de @cosmos4u

[youtube width=”739″ height=”600″]http://www.youtube.com/watch?v=zR6wVyBLhdE[/youtube]

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.