fbpx
26 de fevereiro de 2024

Luz e Sombra na Nebulosa da Carina

Detalhes nunca antes observados da estrutura misteriosa e complexa dentro da Nebulosa da Carina, são reveladas nesta imagem aqui reproduzida da Nebulosa Keyhole, obtida com o Telescópio Espacial Hubble. A imagem é uma montagem de quatro outras imagens feitas em Abril de 1999 com a Wide Field Planetary Camera 2 do telescópio utilizando seis diferentes filtros coloridos.

A imagem é dominada por feição grande e circular, que é parte da Nebulosa Keyhole, denominada assim no século 19 por Sir John Herschel. Essa região está localizada a aproximadamente 8000 anos-luz de distância da Terra e está localizada de forma adjacente à famosa estrela variável explosiva Eta Carinae que está localizada fora do campo de visão dessa imagem no canto superior direito. A Nebulosa da Carina também possui algumas outras estrelas que estão entre as mais quentes e as mais massivas conhecidas, sendo 10 vezes mais quentes e até 100 vezes mais massiva que o Sol.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art19854/picture-of-the-day-light-and-shadow-in-the-carina-nebula.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo