fbpx

Luna-25 Sofreu Uma Falha Durante Manobra na Órbita da Lua

De acordo com relatórios não oficiais, a espaçonave Luna-25 (Luna-Glob) deveria entrar em uma órbita inicial ao redor da Lua ao meio-dia no horário de Moscou (5h EDT) em 16 de agosto de 2023. Segundo um relatório não oficial no fórum da web Novosti Kosmonavtiki, postado cerca de 1,5 hora após a manobra esperada de inserção na órbita lunar e citando a telemetria disponível, o motor da sonda foi acionado conforme programado e a espaçonave manteve a atitude correta durante a manobra.

Cerca de duas horas após o evento, a Roskosmos confirmou que dois disparos de motor iniciados às 11:57 no horário de Moscou (4:57 a.m. EDT) colocaram com sucesso a Luna-25 em órbita ao redor da Lua às 12:03 no horário de Moscou (5:03 a.m. EDT). A primeira manobra foi realizada com o motor KTD (CONTEÚDO INTERNO) e durou 243 segundos. O segundo disparo utilizou motores de pouso suave e durou 76 segundos.

De acordo com a Roskosmos, todos os sistemas a bordo da espaçonave estavam funcionando normalmente. A espaçonave foi relatada como estando em uma órbita de 91,4 por 112,6 quilômetros ao redor da Lua, com uma inclinação de 82,087 graus em relação ao equador lunar e o ângulo ascendente de 270,53 graus de longitude.

A massa da espaçonave após atingir a órbita lunar foi relatada como sendo de 1.237 quilogramas.

A primeira correção era esperada para ser realizada dois dias após entrar na órbita lunar inicial e o cálculo exato dos parâmetros orbitais.

Além disso, em 17 de agosto, o Instituto de Pesquisa Espacial, IKI, divulgou a primeira imagem da superfície lunar produzida pelo sistema STS-L TV da Luna-Glob (CONTEÚDO INTERNO) às 08:23 no horário de Moscou (1:23 a.m. EDT). Segundo o IKI, a bordo da espaçonave, os instrumentos ADRON-LR (CONTEÚDO INTERNO), PmL e ARIES-L (CONTEÚDO INTERNO) realizaram observações de teste. Em particular, registraram fluxos de raios gama e nêutrons da superfície lunar e mediram parâmetros de plasma espacial, gás e conteúdo de poeira na exosfera lunar.

Em 17 de agosto, a Luna-Glob estava programada para realizar uma correção de sua órbita lunar em 18 de agosto, às 13:00 no horário de Moscou (6 a.m. EDT), seguida por outra manobra para formar a órbita de pouso em 19 de agosto, às 14:18 no horário de Moscou (7:18 a.m. EDT), disse um cartaz no fórum Novosti Kosmonavtiki.

Em 18 de agosto, a Roskosmos confirmou que a manobra de correção de órbita de 40 segundos havia sido realizada, mas com o disparo do motor iniciado às 09:20 no horário de Moscou (2:20 a.m. EDT). A Corporação Estatal também disse que todos os sistemas a bordo da Luna-25 funcionaram bem, mas nenhum parâmetro orbital ou detalhes sobre o cronograma da missão foram divulgados.

Em 19 de agosto, a Roskosmos relatou que outra manobra orbital havia começado às 14:10 no horário de Moscou (7:10 a.m. EDT) para transferir a espaçonave para uma “órbita pré-pouso”, mas “durante a operação, ocorreu uma situação de emergência a bordo… que não permitiu que a manobra fosse realizada com os parâmetros especificados.” Segundo a Roskosmos, a equipe de gestão estava analisando a situação.

Algumas horas após o primeiro anúncio oficial sobre um problema a bordo da Luna-Glob, um canal não oficial do Telegram, Zakryty Kosmos, relatou que a espaçonave havia perdido a comunicação com o controle terrestre durante a correção de órbita, mas a Roskosmos continua suas tentativas de contato com a espaçonave. Antes do final do dia em 19 de agosto, Aleksandr Ivanov, Primeiro Diretor Adjunto para o Desenvolvimento de Ativos Orbitais e Projetos Avançados na Roskosmos, chegou à NPO Lavochkin, o principal contratante no projeto Luna-Glob com sua própria instalação de controle de missão. Ivanov teria presidido uma reunião sobre o status da missão Luna-Glob.

Ao mesmo tempo, outro canal do Telegram, Yura Prosti, afirmou que um erro de cálculo levou ao disparo final do motor ser 1,5 vezes mais longo do que o necessário, resultando assim na desorbitação e queda da espaçonave na Lua.

Fonte:

https://www.russianspaceweb.com/luna-glob-flight.html#0816

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo