A imagem animada acima fornece uma forte evidência de que o módulo Philae tocou a superfície do cometa pela primeira vez quase precisamente no local onde era a intenção, um forte testemunho para a precisão da equipe de dinâmica de voo que planejou a jornada do Philae para o cometa 67P/C-G. Ele subsequentemente reboteou e depois tocou o solo por uma segunda vez, parando onde ele está agora.
A animação foi feita com imagens registradas pela câmera de navegação, a NAVCAM a bordo da sonda Rosetta, enquanto a sonda sobrevoava o ponto estabelecido como pouso para o Philae no dia 12 de Novembro de 2014.
A primeira imagem foi feita às 15:30:32 UTC, e a segunda imagem foi feita às 15:35:32 UTC, ambas no dia 12 de Novembro de 2014.
O momento do pouso foi às 15:34:06 UTC do dia 12 de Novembro de 2014, a bordo da câmera entre os tempos das duas imagens.
A primeira imagem foi feita cerca de 3 min e 34 seg antes do toque. Nesse momento, o módulo Philae estava a aproximadamente 250 metros acima da superfície.
A segunda imagem foi registrada a cerca de 1 min 26 seg depois do pouso. O pouso é visto como uma área escura. Essa área escura podia ser considerada como uma forte indicação que o módulo tocou o cometa nesse ponto (possivelmente levantando poeira com o impacto). A terceira imagem é a mesma da segunda, mas também mostra um quadrado verde, esse é o ponto de pouso computado.
As imagens foram feitas a uma distância de cerca de 15 km da superfície do cometa, com uma escala de cerca de 1.3 metros por pixel. O ponto escuro aparece dentro de menos de 10 metros do ponto de pouso computado.
Você também pode claramente ver o pedaço de rocha identificado nas imagens do instrumento ROLIS na parte superior direita do círculo. Em todas as imagens existem pares de artefatos de pixels (e não o módulo Philae).
As imagens individuais usadas para fazer o GIF animado acima, são apresentadas abaixo.
Fonte:
http://blogs.esa.int/rosetta/2014/11/14/philaes-first-touchdown-seen-by-rosetta/