Nos seus últimos dias de trabalho a sonda Cassini da NASA deu rasantes pelo hemisfério norte de Saturno e conseguiu espiar de forma incrível, as bandas multi-coloridas nas nuvens existentes ali.
Essa imagem foi feita com a sonda apontada na direção do terminador do planeta, ou seja, a linha que divide o dia da noite, que aparece na parte inferior esquerda da imagem. O Sol brilha baixo no horizonte ao longo da borda, e com isso é possível ver em destaque as estruturas verticais nas nuvens. Algum relevo vertical é aparente nessa imagem, com as nuvens mais altas gerando sombras sobre aquelas de altitude mais baixa.
A imagem foi feita com a câmera de ângulo restrito da Cassini usando os filtros espectrais vermelho, verde e azul que foram combinados para dar a imagem uma cor natural aos nossos olhos. As imagens usadas para essa composição foram adquiridas no dia 31 de Agosto de 2017 com a Cassini a uma distância de aproximadamente 1.1 milhão de quilômetros de Saturno. A escala da imagem é de 6 km por pixel.
A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA, e ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Caltech, em Pasadena, na Califórnia, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagens da Cassini fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.
Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite:
https://saturn.jpl.nasa.gov e https://www.nasa.gov/cassin
O site da equipe de imageamento da Cassini é o: https://ciclops.org.
Fonte:
https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21888/dreamy-swirls-on-saturn
Acompanhe ao vivo o final da missão no Space Today TV:
https://www.youtube.com/watch?v=bsidkv-W_OA