Landsat Faz Imagem da Bacia do Lago Eyre na Austrália


Essa imagem do satélite Landsat feita no dia 31 de Maio de 2011 mostra uma porção da bacia de drenagem do Lago Eyre no remoto outback do sul da Austrália.

A área é predominantemente plana e recebe pouca chuva durante o ano, e apresenta múltiplos leitos de rios serpenteando o seu terreno.

No canto inferior esquerdo está o Lago Eyre. O Lago Eyre é tanto o ponto mais baixo da Austrália, localizado a 15 metros abaixo do nível do mar como é o maior lago no país nas raras ocasiões em que está cheio.

Somente durante os anos que apresentam uma queda de chuva especialmente alta, os rios fluem em direção ao Lago Eyre o abastecendo. Em Março de 2011, por exemplo, a chuva pesada preencheu parte do lago e o seu influxo cobriu o terreno normalmente seco.

Depósitos minerais como reservatórios de petróleo e gás natural podem ser encontrados nessa bacia, sendo que a indústria de mineração e a indústria petrolífera são responsáveis pela maior atividade econômica na região.

Alguns animais herbívoros são vistos normalmente na área atrás de comida e do clima seco. A grande quantidade de chuva nos anos recentes, tem feito com que pássaros migrem para o Lago Eyre.

Essa imagem também mostra as dunas de areia no sentido norte-sul dos desertos Simpson e Tirari.

O Thematic Mapper a bordo do Landsat 5 é administrado em parceria entre a NASA e o USGS. A ESA da apoio a séries de satélites Landsat, significando que usa sua estrutura em Terra e sua experiência para adquirir, processar e distribuir os dados do Landsat para os usuários.

Fonte:

http://www.esa.int/esaEO/SEMI7DLUBUG_index_0.html


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.