SEMANA DO CLIENTE INSIDER
Some o meu cupom especial SPACE15 com os descontos do site e tenha até 30% off + frete grátis!!!
https://creators.insiderstore.com.br/SpaceTodayDiaCliente2024
A SpaceX está se preparando para lançar o mais novo par de naves espaciais Galileo para a constelação de satélites de navegação da União Europeia.
A missão marca a segunda vez que os satélites Galileo serão lançados de solo americano, após a chamada missão L-12, que voou em outro foguete Falcon 9 em abril de 2024. A decolagem da missão L-13 da plataforma 40 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral está marcada para 18h50 EDT (22h50 UTC), 19:50 no horário de Brasília.
Indo para a oportunidade de lançamento, o 45º Esquadrão Meteorológico previu apenas 40 por cento de chance de clima favorável na decolagem. O risco climático de recuperação do propulsor também foi notado como “moderado” em uma escala de baixo-moderado-alto.
“Vários fatores estão em jogo para o clima desta semana. Principalmente uma área de baixa pressão girando na costa sudeste dos EUA irá gradualmente se mover para a costa perto da Carolina do Sul na terça-feira à tarde”, escreveram os meteorologistas. “Este padrão de circulação, junto com várias ondas de vorticidade de nível superior, ajudará a gerar faixas convergentes de nuvens e chuvas associadas girando pela maior parte da Flórida até terça-feira.
“Além disso, espera-se que a convecção da brisa marítima da costa oeste atravesse a Flórida, aproximando-se do porto espacial na terça-feira à tarde, aumentando ainda mais as possibilidades de chuvas e tempestades.”
O propulsor de primeiro estágio Falcon 9 que dá suporte a esta missão, número de cauda B1067 na frota SpaceX, será lançado pela 22ª vez. Anteriormente, ele deu suporte a duas missões de astronautas para a Estação Espacial Internacional (Crew-3 e Crew-4), duas missões de carga para a ISS (CRS-22 e CRS-25) e 12 missões Starlink.
Cerca de 8,5 minutos após a decolagem, o B1067 pousará no droneship da SpaceX, ‘Just Read the Instructions’. Isso é diferente do perfil de voo quando a SpaceX lançou os satélites Galileo em abril.