O cometa ISON, o tão antecipado cometa do século, está atualmente decepcionando. Quando a sonda Mars Reconnaissance Orbiter com sua câmera HiRISE registrou fotos do visitante congelado, na última semana, os resultados foram um pouco decepcionantes. Muitos astrônomos estão começando a alertar que tudo que se criou sobre o cometa ISON pode ser um pouco de exagero. Como diz o caçador de cometas David Levy, “Cometas são como gatos, possuem caudas, e fazem exatamente o que querem”.
Mas ainda existe chance do ISON dar um belo show. O cometa já é visível com bons telescópios em Terra, e continua a ganhar brilho à medida que mergulha em direção ao Sol, num encontro que irá acontecer no mês de Novembro. No início da manhã, do dia 8 de Outubro de 2013, o astrofotógrafo Adam Block apontou o Telescópio Schulman de 32 polegadas da Universidade do Arizona para o ISON e fez a bela foto acima.
Ele escreveu: “Tenho certeza que mais imagens dele começarão a surgir à medida que seu brilho aumentar durante seu mergulho em direção ao Sol. Aqui iremos esperar que ele sobreviva a esse encontro e surja de forma espetacular do outro lado do Sol”.
Fonte:
http://www.planetary.org/blogs/jason-davis/early-look-at-comet-ison.html