fbpx
19 de novembro de 2024

JAMES WEBB REVELA OS SEGREDOS DE UMA DAS GALÁXIAS MAIS DISTANTES DO UNIVERSO

LINKS ÚTEIS DO SPACE TODAY: LINK PARA O GRUPO DO WHATSAPP SOBRE ATUALIZAÇÕES ESPACIAIS: https://app.gruposinteligentes.com/r/mundo-aeroespacial CANAL DO TELEGRAM DO SPACE TODAY: https://t.me/canalspacetoday LINK PARA RESERVAR SUA VAGA NA VIAGEM DO ECLIPSE: https://spacetoday.com.br/ECLIPSE24/ LINK PARA SE TORNAR PREMIUM NO SPACE TODAY…

LINKS ÚTEIS DO SPACE TODAY:

LINK PARA O GRUPO DO WHATSAPP SOBRE ATUALIZAÇÕES ESPACIAIS:

https://app.gruposinteligentes.com/r/mundo-aeroespacial

CANAL DO TELEGRAM DO SPACE TODAY:

https://t.me/canalspacetoday

LINK PARA RESERVAR SUA VAGA NA VIAGEM DO ECLIPSE:

https://spacetoday.com.br/ECLIPSE24/

LINK PARA SE TORNAR PREMIUM NO SPACE TODAY PLUS:

https://spacetodayplus.com.br/premium/

LINK PARA VOCÊ FAZER SUA DUPLA CIDADANIA:

https://lp.mastercidadania.com.br/cidadaoeuropeu/?utm_source=influenciador&utm_medium=sergiosacani

Cumprindo a sua promessa de transformar a nossa compreensão do universo primitivo, o Telescópio Espacial James Webb está a sondar galáxias perto do início dos tempos. Uma delas é a galáxia excepcionalmente luminosa GN-z11, que existia quando o universo tinha apenas uma pequena fração da sua idade atual. Uma das galáxias mais jovens e distantes já observadas, é também uma das mais enigmáticas. Por que é tão brilhante? Webb parece ter encontrado a resposta.

Cientistas que usaram Webb para estudar GN-z11 também descobriram algumas evidências tentadoras da existência de estrelas de População III aninhadas nos arredores desta galáxia remota. Estas estrelas indescritíveis – as primeiras a trazer luz ao universo – são puramente feitas de hidrogénio e hélio. Nenhuma detecção definitiva de tais estrelas foi feita, mas os cientistas sabem que elas devem existir. Agora, com Webb, a descoberta deles parece mais próxima do que nunca.

FONTES:

https://webbtelescope.org/contents/news-releases/2024/news-2024-106.html

https://www.nature.com/articles/s41586-024-07052-5

https://arxiv.org/abs/2306.00953

#JAMESWEBB #GALAXY #UNIVERSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo