VÁ AGORA NA SPACE TODAY STORE E GARANTA O SEU KIT DA PRIMEIRA IMAGEM DO JAMES WEBB, CANECA, CAMISETA E POSTER!!!
Berçário estelar em Carina mostra as câmeras de Webb
O aparentemente tridimensional “Cosmic Cliffs” mostra as capacidades do Webb de espiar através da poeira escura e lançar uma nova luz sobre como as estrelas se formam. Webb revela berçários estelares emergentes e estrelas individuais que estão completamente escondidas em imagens de luz visível. Esta paisagem de “montanhas” e “vales” é na verdade a borda de um berçário estelar próximo chamado NGC 3324 no canto noroeste da Nebulosa Carina.
As chamadas montanhas – algumas com cerca de 7 anos-luz de altura – são salpicadas de estrelas jovens e brilhantes fotografadas em luz infravermelha. Uma área cavernosa foi esculpida na nebulosa pela intensa radiação ultravioleta e ventos estelares de estrelas jovens extremamente massivas, quentes e localizadas acima da área mostrada nesta imagem. A intensa radiação ultravioleta dessas estrelas está esculpindo a parede da nebulosa, erodindo-a lentamente. Pilares dramáticos se erguem acima da parede brilhante de gás, resistindo a essa radiação. O “vapor” que parece subir das “montanhas” celestes é, na verdade, gás ionizado quente e poeira quente saindo da nebulosa devido à radiação implacável.
Objetos nas primeiras e rápidas fases de formação estelar são difíceis de capturar, mas a extrema sensibilidade, resolução espacial e capacidade de imagem do Webb podem narrar esses eventos indescritíveis.
FONTE:
https://webbtelescope.org/contents/news-releases/2022/news-2022-031
#JAMESWEBB #CARINANEBULA #UNFOLDTHUNIVERSE