DIA 14 DE ABRIL ÀS 16 HORAS VENHA ASSISTIR O SPACE TODAY AO VIVO NO TEATRO GAZETA NA AVENIDA PAULISTA EM SÃO PAULO COM A APRESENTAÇÃO – SERÁ QUE ESTAMOS SOZINHOS? INGRESSOS DISPONÍVEIS NO LINK ABAIXO:
https://bileto.sympla.com.br/event/91890/d/244709/s/1668211
ESTÃO ABERTAS AS MATRÍCULAS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DO SPACE TODAY, ATÉ DIA 9 DE ABRIL PREÇO ESPECIAL, MATRICULE-SE AGORA:
LINK PARA SE TORNAR PREMIUM NO SPACE TODAY PLUS:
https://spacetodayplus.com.br/premium/
Uma equipe de astrônomos usou o Telescópio Espacial James Webb da NASA para pesquisar a galáxia estelar Messier 82 (M82). Localizada a 12 milhões de anos-luz de distância, na constelação da Ursa Maior, esta galáxia é relativamente compacta em tamanho, mas hospeda um frenesi de atividade de formação de estrelas . Para efeito de comparação, M82 está gerando novas estrelas 10 vezes mais rápido que a Via Láctea.
Liderada por Alberto Bolatto da Universidade de Maryland, College Park, a equipe dirigiu o instrumento NIRCam (Near-Infrared Camera) de Webb em direção ao centro da galáxia estelar, obtendo uma visão mais detalhada das condições físicas que promovem a formação de novas estrelas.
“M82 obteve uma variedade de observações ao longo dos anos porque pode ser considerada como o protótipo da galáxia estelar”, disse Bolatto, principal autor do estudo. “Ambos os telescópios espaciais Spitzer e Hubble da NASA observaram este alvo. Com o tamanho e a resolução de Webb, podemos olhar para esta galáxia em formação de estrelas e ver todos estes lindos e novos detalhes.”
FONTE:
https://webbtelescope.org/contents/news-releases/2024/news-2024-109
#JAMESWEBB #STAR #UNIVERSE