fbpx
26 de dezembro de 2024

JAMES WEBB E AS ESTRANHAS GALÁXIAS DO INÍCIO DO UNIVERSO!!!

AMANHÃ VOCÊS VÃO CONHECER A EXCURSÃO QUE O SPACE TODAY ESTÁ PROGRAMANDO PARA LEVAR VOCÊ PARA CONHECER O KENNEDY SPACE CENTER E A NASA!!! JÁ LIGA A NOTIFICAÇÃO PARA A LIVE AMANHÃ ÀS 8 DA NOITE!!! https://www.youtube.com/watch?v=_osQKKeSrhM Há uma estranha…

AMANHÃ VOCÊS VÃO CONHECER A EXCURSÃO QUE O SPACE TODAY ESTÁ PROGRAMANDO PARA LEVAR VOCÊ PARA CONHECER O KENNEDY SPACE CENTER E A NASA!!! JÁ LIGA A NOTIFICAÇÃO PARA A LIVE AMANHÃ ÀS 8 DA NOITE!!!

https://www.youtube.com/watch?v=_osQKKeSrhM

Há uma estranha galáxia pobre em metal à espreita no universo distante. A primeira imagem divulgada pela equipe do Telescópio Espacial James Webb (JWST) revelou uma galáxia com muito menos elementos pesados ​​do que esperávamos, o que pode significar que está sugando gás hidrogênio puro do espaço intergaláctico.

Mirko Curti , da Universidade de Cambridge, e seus colegas examinaram a luz de três galáxias mostradas na primeira imagem de campo profundo do JWST para medir a abundância de elementos que os astrônomos chamam de metais, significando algo mais pesado que o hidrogênio. Esses elementos pesados ​​são formados nos centros das estrelas, que os distribuem pelo espaço quando morrem.

“Essas galáxias aparentemente se formaram em escalas de tempo muito curtas após o big bang, então não esperamos que tenham evoluído consideravelmente para sistemas muito massivos e muito desenvolvidos com muita poeira e estrelas envelhecidas”, diz Guido Roberts-Borsani da Universidade de Califórnia, Los Angeles, que não estava envolvido no trabalho.

Duas das galáxias que a equipe de Curti examinou estavam a cerca de 29,4 bilhões de anos-luz de distância da Terra, enquanto a terceira estava a cerca de 30,2 bilhões de anos-luz de distância. As galáxias mais próximas tinham menos metais do que as galáxias em nossa parte do universo, o que era esperado, mas a mais distante quase não tinha metais – apenas 2% do conteúdo de metal do sol. “Este é um dos objetos mais pobres em metal que já vimos”, diz Curti.

Detectar uma galáxia tão estranha tão cedo na campanha de observação do JWST foi uma surpresa. “Nós meio que esperávamos que galáxias nessas [distâncias] altas fossem peculiares, mas provavelmente ninguém esperava ver imediatamente evidências dessa galáxia extremamente pobre em metais nos primeiros dados”, diz Curti.

FONTE:

https://www.newscientist.com/article/2331611-jwst-has-spotted-a-weird-distant-galaxy-with-almost-no-heavy-elements/

https://arxiv.org/pdf/2207.12375.pdf

#JAMESWEBB #SPACETELESCOPE #UNFOLDTHEUNIVERSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo