fbpx
26 de dezembro de 2024

JAMES WEBB DESCOBRIU A GALÁXIA DE SHRÖDINGER!!!

VÁ NO SITE E FAÇA A SUA RESERVA PARA CONHECER A NASA JUNTO COM O SPACE TODAY: https://spacetoday.com.br/excursaonasa/ INSCREVA-SE AGORA NO CIÊNCIA SEM FIM: https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim LINK PARA COMPRAR O LIVRO O MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS!!! https://amzn.to/3SCjRES Uma das principais funções…

VÁ NO SITE E FAÇA A SUA RESERVA PARA CONHECER A NASA JUNTO COM O SPACE TODAY:

https://spacetoday.com.br/excursaonasa/

INSCREVA-SE AGORA NO CIÊNCIA SEM FIM:

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

LINK PARA COMPRAR O LIVRO O MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS!!!

https://amzn.to/3SCjRES

Uma das principais funções do JWST é encontrar as primeiras galáxias, expandindo nossa exploração do universo no espaço e no tempo. Nas poucas semanas desde o primeiro lançamento de dados do telescópio espacial, os astrônomos mineraram sua saída para revelar uma galáxia mais antiga do que qualquer outra que tínhamos visto antes, e possivelmente quebraram esse recorde novamente . O título de galáxia mais antiga e distante pode já ter sido quebrado pela terceira vez, mas neste caso, a situação – apelidada de “candidata à galáxia de Schrödinger” – é muito menos clara.

Em um artigo que ainda precisa ser revisado por pares considera o caso do CEERS-1749. Em uma medida, estamos vendo esta galáxia como era cerca de 220 milhões de anos após o Big Bang. Nesse caso, não apenas bateria confortavelmente o recorde da galáxia mais distante, mas também refutaria quase todos os modelos de evolução galáctica inicial já encontrados. Galáxias que evoluíram não deveriam ter se formado tão rapidamente. Por outro lado, algumas outras medidas colocam o CEERS-1749 tão mais próximo de nós que seria incomum de uma maneira totalmente diferente.

Consequentemente, se a medição de fotometria de 0,6 − 5µm do CERES-1749 como tendo um desvio para o vermelho de z≈17 estiver correta, é um avanço muito dramático. Por outro lado, CEERS-1749 tem três vizinhos aparentes com z≈5 (12,5 bilhões de anos). É plausível que seja realmente parte de um aglomerado com este grupo, e o aparente redshift mais de três vezes maior é uma ilusão. É essa incerteza que levou Naidu e os co-autores a rotularem CERES-1749 “candidato à galáxia de Shrödinger”, atualmente a galáxia mais antiga conhecida e bilhões de anos mais jovem.

Mesmo que CEERS-1749 faça parte do cluster z=5, ele ainda pode definir um registro diferente. Para se parecer com uma distância de az = 5, deve ser uma galáxia onde a formação de estrelas começou e depois cessou em grande parte, ou uma menor, extraordinariamente espessa com poeira (uma pré-impressão de outra equipe também propõe o cenário pequeno e empoeirado). Nesses casos; “Será a galáxia quiescente de maior desvio para o vermelho, ou uma das galáxias empoeiradas de menor massa do Universo primitivo detectada até hoje”, escrevem Naidu e co-autores. Qualquer um também desafiaria os modelos existentes de evolução galáctica, se não tão profundamente.

FONTES:

https://www.iflscience.com/jwsts-shrodingers-galaxy-candidate-has-astronomers-very-puzzled-64794

https://arxiv.org/pdf/2208.02794.pdf

#JAMESWEBB #SPACETELESCOPE #UNFOLDTHEUNIVERSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo