fbpx

JAMES WEBB DE CABEÇA FRIA – RADIADORES FORAM INSTALADOS COM SUCESSO!!!

INSCREVA-SE NO SPACE TODAY 3, RUMO AOS 50 MIL INSCRITOS, 24 HORAS DE CONTEÚDO ASTRONÔMICO NA VEIA PARA VOCÊ: https://www.youtube.com/channel/UCqswZBBNkoW9AiiYuVV-6xA INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM!!! https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim ============================================================ Uma trava final foi desengatada para implantar o radiador no lugar, abrindo caminho…

INSCREVA-SE NO SPACE TODAY 3, RUMO AOS 50 MIL INSCRITOS, 24 HORAS DE CONTEÚDO ASTRONÔMICO NA VEIA PARA VOCÊ:

https://www.youtube.com/channel/UCqswZBBNkoW9AiiYuVV-6xA

INSCREVA-SE NO CIÊNCIA SEM FIM!!!

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

============================================================

Uma trava final foi desengatada para implantar o radiador no lugar, abrindo caminho para as etapas finais de desdobramento do espelho.

O novo observatório de alta tecnologia e baixa temperatura da NASA está um passo mais perto de reunir alguma ciência interessante.

O Telescópio Espacial James Webb foi lançado em 25 de dezembro e passou seu tempo no espaço até agora executando uma sequência complicada de implantações para desdobrar o telescópio até sua configuração final. Na quinta-feira (6 de janeiro), a equipe da missão marcou outra etapa dessa sequência quando, por volta das 8h48 EST (1348 GMT), o radiador de instrumento implantável na popa (ADIR) do telescópio voltou ao lugar, de acordo com um comunicado da NASA .

O ADIR é um painel de 4 pés (1,2 metros) por 8 pés (2,4 m) preso à parte de trás do observatório e conectado por tiras de papel alumínio aos instrumentos de Webb. O radiador é coberto por células em forma de favo de mel com uma superfície ultra negra, permitindo que o mecanismo retire o calor dos instrumentos do observatório e o envie para o espaço, segundo a NASA.

O ADIR foi dobrado na configuração de lançamento por quatro travas, três das quais foram abertas logo após o lançamento, de acordo com o cronograma da NASA das etapas de implantação do JWST. Durante o processo de 15 minutos executado hoje, a trava final se abriu e o painel chegou ao seu arranjo final.

O radiador é uma peça-chave da tecnologia que permitirá ao observatório captar sinais infravermelhos fracos. Como a luz infravermelha está conectada ao calor, os instrumentos infravermelhos devem permanecer incrivelmente frios. O radiador de Webb, combinado com a enorme proteção solar do observatório e a órbita remota no lado oposto do sol da Terra, manterá o calor longe dos instrumentos sensíveis.

O marco ADIR de hoje ocorre um dia após o observatório implantar com sucesso seu espelho secundário , que é mantido em uma estrutura semelhante a um tripé em frente ao espelho principal dourado.

O próximo item da agenda é desdobrar os dois painéis laterais desse espelho principal . O espelho primário do JWST inclui 18 segmentos individuais, mas o espelho em seu estado final seria muito grande para caber na carenagem do foguete que lançou o observatório. Assim, dois painéis laterais de três segmentos foram lançados dobrados para trás.

Fontes:

https://ttu-ir.tdl.org/bitstream/handle/2346/67554/ICES_2016_141.v2.pdf?sequence=1

https://ntrs.nasa.gov/api/citations/20050212134/downloads/20050212134.pdf

https://indico.cern.ch/event/578092/contributions/2537944/attachments/1492253/2320149/C10rD_-_Brinckerhoff.pdf

#JAMESWEBB #SPACETELESCOPE #UNFOLDTHEUNIVERSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo