VISITE A SPACETODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO SPACE TODAY:
INSCREVA-SE NO CANAL DE CORTES DO CIÊNCIA SEM FIM:
https://www.youtube.com/channel/UCbiNMBd57pgETEFbiDSa4yQ
SE INSCREVA NO SPACE TODAY 2, 24 HORAS DE CONTEÚDO ASTRONÔMICO PARA VOCÊ!!!
https://www.youtube.com/channel/UCqswZBBNkoW9AiiYuVV-6xA
VAMOS LÁ, A META É 100 MIL INSCRITOS NO CIÊNCIA SEM FIM !!!
YouTube – https://www.youtube.com/channel/UC9djCiv4e85Kd8G–GWlcoQ
Spotify – https://sptfy.com/6jpw
Siga o Ciência Sem Fim nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/cienciasemfim
Instagram – https://www.instagram.com/cienciasemfim/
TikTok – https://www.tiktok.com/@cienciasemfim?lang=pt-BR
A última etapa de preparação do foguete aconteceu nessa semana que passou, entre 18 e 22 de outubro de 2021, e consistiu da instalação no topo do foguete da cápsula Orion, que irá fazer o sobrevoo pela Lua na missão Artemis I.
A partir de agora, começa uma série de testes e verificações para que tudo esteja pronto para o nosso retorno para a Lua.
A primeira grande etapa agora, é rolar o foguete para a plataforma de lançamento, o PAD-39B, isso será feito usando o crawler da era do programa Apollo e essa rolagem deve acontecer em dezembro de 2021.
Quando estiver na plataforma, o foguete será então abastecido com o seu combustível criogênico, hidrogênio líquido e oxigênio líquido, tudo isso para o chamado wet dress rehearsal.
Esse ensaio serve como uma verificação final para o foguete e para os sistemas de solo no PAD 39B, além de um exercício para a equipe de lançamento no Kennedy space Center.
Depois disso, o foguete será levado de volta para o VAB para a finalização das conexões e então retornará para o PAD 39B seis dias antes da data de lançamento.
E qual é essa data?
A NASA está planejando lançar a missão Artemis I em 12 de fevereiro de 2022, esse seria o primeiro dia da janela de lançamento que vai se estender por 15 dias.
A ideia é que o lançamento aconteça às 19:56 hora de Brasília e a janela no dia será de 21 minutos.
A NASA possui janelas diárias de lançamento do SLS até 27 de fevereiro de 2022, caso não dê certo existem outras opções de 12 de março até 27 de março e de 8 até 23 de abril de 2022.
Esses períodos de lançamento são definidos de acordo com a posição da Terra, da Lua, tudo relacionado com o retorno da cápsula que tem que fazer o seu splashdown em condições de dia claro.
O estágio superior do SLS, que é derivado de um foguete Delta 4 Heavy da ULA, irá fornecer para a Orion, a velocidade suficiente para escapar da força gravitacional da Terra e ir para a Lua.
Ainda não é possível dizer a duração da missão, isso depende do dia do lançamento, mas se for no primeiro dia da janela a missão pode durar 6 semanas.
Na missão Artemis I, a cápsula Orion será não tripulada e a ideia é que ela orbite a Lua, passando a cerca de 100 km da superfície do nosso satélite.
A Orion entào vai usar a gravidade lunar e o seu motor principal para realizar uma queima e colocá-la numa órbita retrógrada ao redor da Lua, onde ela deve ficar por pelos menos 6 dias.
A ideia é que durante a missão Artemis I, a Orion orbite 1 vez e meia a Lua.
A Orion então irá sobrevoar novamente a Lua para entrar em rota de volta para a Terra.
O módulo de tripulação irá liberar o módulo de serviço construído pela ESA antes de reentrar na atmosfera, e o splashdown deve acontecer na costa de San Diego no Oceano Pacífico.
A marinha americana então irá resgatar a Orion no mar.
A missão Artemis I da NASA tem 4 objetivos principais:
Demonstrar a habilidade de retornar da Lua em condições de reentrada.
Operar os sistemas de voo no ambiente espacial.
Resgatar com sucesso a cápsula.
E objetivos bônus que podem surgir no decorrer até a missão.
A Orion vai levar câmeras montadas na ponta de seus painéis solares para realizar imagens espetaculares tanto da Lua, como da Terra.
Antes do lançamento da missão Artemis I, muita coisa ainda tem que ser feita.
Os técnicos estão agora reconectando os umbilicais entre o SLS e a Mobile Launch Platform.
Essa etapa de conexões dos umbilicais demorou mais do que o planejado, e esse foi o motivo do adiamento do voo da Artemis I que aconteceria no final de 2021 para o início de 2022.
A cápsula Orion será ligada pela primeira vez no topo do SLS, e com isso será possível fazer uma série de testes de conexões com o foguete que deve durar o mês de novembro inteiro, e no final teremos tudo ligado e configurado.
Em dezembro devemos ter os testes de comunição do foguete, cápsula e sistemas de solo, além da rolagem para a plataforma 39B.
Fonte:
https://spaceflightnow.com/2021/10/22/nasa-targets-february-launch-for-artemis-1-moon-mission/
#ARTEMII #RETURNTOTHEMOON #SPACETODAY